A edição de 2006 da Essência do Vinho arranca no próximo dia 24, no Palácio da Bolsa, no Porto.
São três dias onde apreciadores e curiosos terão à disposição 1.600 vinhos para prova, de 200 produtores, nacionais e estrangeiros, desde a França, a Itália ou a Áustria, passando pelo Novo Mundo vitívinícola do Chile, Argentina, Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos. O "pontapé de saída" do acontecimento vínico nacional de referência é já na segunda-feira, dia 20, no Salão Nobre da Câmara de Matosinhos, como um curso direccionado para o sector da restauração, numa parceria com a autarquia local.
Quanto ao evento propriamente dito, contará diariamente com um programa diversificado, com destaque para as "provas comentadas" e as "conversas sobre o vinho", para as quais foram convidados a partilhar os seus conhecimentos 15 líderes de opinião estrangeiros, entre os quais Charles Metcalfe (Wine Magazine, do Reino Unido), Robert Joseph (Sunday Times e Wine Magazine), Rolf Klein (Weinwlt, da Alemanha), Magnus Henriksson (Vin & Barjounalen,da Suécia) e Gaute Gusrud (Aperitif, da Finlândia).
Novo projecto
O convite aos críticos e jornalistas estrangeiros - graças aos apoios concedidos pela ViniPortugal (associação interprofissional para a promoção dos vinhos portugueses) e a APCOR (Associação Portuguesa da Cortiça) - marcam o início da internacionalização da Essência do Vinho, na sua terceira edição. Que irá aproveitar estes nomes sonantes para organizar, em parceria com a revista Blue Wine, no dia 25, a prova "Top 10 dos Vinhos Portugueses".
A Blue Wine é o mais recente projecto de Nuno Vaz Pires, Pedro Sá Pereira e Nuno Sousa Botelho, os mentores da Essência do Vinho, desta feita em versão editorial e que será lançada precisamente dia 25 em parceria com a Bluemedia.
Com uma tiragem mensal de 30 mil exemplares, a Blue Wine - "Essência do Vinho" pretende tornar-se a referência para os consumidores, "democratizando o vinho", diz Nuno Botelho, que garante que "as revistas que existem são demasiado técnicas e viradas para o sector".
E porque comida e vinho são inseparáveis, o evento contará, ainda, com alguns dos mais prestigiados chefes de cozinha de Portugal (caso de José Cordeiro e Sandro Desii, Ljubomir Stanisic, Augusto Gemelli ou Miguel Castro e Silva), que irão ensinar a preparar diversos pratos, descobrir os contrastes que intensificam os sabores e as melhores combinações para uma degustação perfeita nas acções diárias de "Show Cooking"e "Ligações". |