A Madeira vendeu o ano passado mais 7,9% de vinho, tendo fechado o ano 2012 com 3,4 milhões de litros de vinho e uma receita de 16,4 milhões de euros.
De acordo com os dados da Direção Regional de Estatística, a região vendeu mais 130.330 litros de Vinho Madeira, o que permitiu um aumento da receita de 1,2 milhões de euros.
O ano 2012 ficou marcado por uma clara valorização pelo preço pago por litro, que valeu mais 4,3%.
O mercado português foi responsável por 21,4% das receitas, embora as vendas no continente e nos Açores tenham uma expressão mínima.
Os madeirenses compraram, contudo, menos 7,2% de vinho, tendo gasto 3,2 milhões de euros, menos 3,2% que em igual período do ano anterior.
Já o mercado francês continua a ser o mais importante, pois adquiriu 1,1 milhões de litros e pagou 3,5 milhões de euros, o que significou um aumento de 21% nas receitas.
Também o Reino Unido, que aprecia particularmente o Vinho Madeira, adquiriu 355 mil litros mas pagou 1,9 milhões de euros, o que indicia que o mercado inglês tem adquirido vinhos mais velhos, remunerado melhor o sector.
Fora da Europa merece destaque o crescimento acentuado da procura junto do mercado japonês.
No ano passado foram exportados 280 mil litros para o Japão, que renderam 1,5 milhões de euros, tendo a receita subido 19,8%.
Já a comercialização de bordados, tapeçarias e artigos de guarnição representou uma receita de 1,2 milhões de euros, menos 5,6% que um ano antes.
Metade das vendas é feita na Madeira, com a exportação para Estados Unidos, Itália e Reino Unidos a serem as mais representativas ao nível dos mercados externos. |