Entre hoje e quinta-feira, a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Instituto, do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) irá promover várias ações promocionais do Vinho Madeira junto do mercado nipónico.
Tóquio e Fukuoka serão as cidades alvo destas acções, que se consubstanciarão através da realização de provas abertas, de masterclass e almoços vínicos de Vinho Madeira, prevendo-se o envolvimento de cerca de 200 participantes no conjunto destas acções.
Uma comitiva regional estará presente em todos os eventos, constituída pela Presidente do IVBAM, e pelos representantes das 6 empresas que participarão nestas acções, a saber: Pereira de Oliveira, Lda, Madeira Wine Company, SA, Henriques & Henriques, Vinhos, SA, Justino’s Madeira Wines, SA, HMBorges, Lda. e Vinhos Barbeito, Lda.
Assim, no dia 11 de Outubro, a abertura desta acão promocional do Vinho Madeira no Japão será feita em Tóquio, no conceituado Tokyo Ark Hills Club, com a realização de um masterclass sobre vinho Madeira, que incluirá uma prova comentada, na qual serão provados 6 vinhos das empresas participantes.
Pelas 14h00, no mesmo local e em sala contígua terá lugar a Prova Aberta, dirigida a um leque mais alargado de convidados, onde cerca de 100 pessoas do sector vínico japonês terão a oportunidade de provar cerca de 50 Vinhos Madeira de diferentes tipos e idades.
No dia 13 de Dezembro, já em Fukuoka, no hotel Okura, realizar-se-á o masterclass sobre Vinho Madeira, ao qual se seguirá a prova aberta, em moldes semelhantes às provas que decorreram em Tóquio.
De referir que, nesta cidade, será ainda realizado um almoço vínico, no qual o Vinho Madeira será 'harmonizado' com diferentes iguarias, especialmente confecionadas para esse efeito. Este almoço será realizado para um número limitado de 25 convidados do sector, que incluem representantes da hotelaria e restauração, jornalistas da especialidade e relevantes importadores locais.
A aposta promocional no Japão prende-se com a importância deste mercado em termos de exportações do Vinho Madeira em países fora da União Europeia, sendo um mercado com preço médio por litro superior à média.
Nos últimos anos, o mercado Japonês tem sido um dos primeiros mercados de exportação de Vinho Madeira, fora da União Europeia, tendo em 2011 registado um volume de exportação de 219.485,25 litros, o equivalente a um rendimento bruto de cerca de € 1.268.66,25.
Todas estas ações enquadram-se num programa mais vasto que decorre ao longo de três anos, tendo-se iniciado em 2011, e que é baseado numa estratégia diversificada e inovadora de aproximação ao mercado norte-americano e japonês. Estas ações enquadram-se no Programa de Promoção de Produtos Agrícolas em Países Terceiros, sujeitas a um co- financiamento de 70%. |