Depois da visita à região de um grupo de importadores e distribuidores brasileiros, é agora a vez de uma comitiva de 16 produtores de Vinho Verde atravessar o Atlântico para apresentar no maior certame gastronómico do Brasil, que se realiza em São Paulo de 6 a 9 de Novembro, uma selecção dos melhores vinhos produzidos nos 22 mil hectares de terra localizados Entre-Douro-e-Minho.
A missão de charme em solo brasileiro é mais uma acção levada a cabo pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) com vista a fazer crescer as exportações para aquele país de língua oficial portuguesa, já o quarto maior consumidor externo de um produto que é único no Mundo. O esforço da CVRVV para que cada vez mais garrafas de Vinho Verde passem as fronteiras nacionais rumo ao Brasil – em 2011, foram quase um milhão e trezentas mil – traduz-se no maior investimento de sempre em termos promocionais feito em terras de Vera Cruz: 508 mil euros.
A missão de agentes económicos ao Brasil arranca dia 6 de Novembro, no Centro Gastronómico do Centro Universitário Senac, em São Paulo, numa acção destinada aos vinhos ainda não disponíveis no mercado brasileiro, intitulada de Congresso Mesa Tendências, no qual estarão presentes os maiores chefs mundiais a debater o futuro do sector enogastronómico à escala planetária.
Já no dia 7 de Novembro, no âmbito da iniciativa Mesa ao Vivo, uma espécie de reality show da enologia e da gastronomia, é a vez dos produtores com marcas presentes no mercado brasileiro apresentarem o portefólio de vinhos, com provas no stand dos Vinhos Verdes localizado na maior mostra enogastronómica da América latina.
No mesmo dia, a CVRVV vai ainda promover uma jantar harmonizado com Vinho Verde no restaurante Dalva&Dito, em S. Paulo, com os conceituados chefs Alex Atala e David Chang. De 7 a 9 de Novembro, terá também lugar todos os dias um seminário com provas de vinhos dirigidos aos profissionais do sector no espaço da feira, orientados pelo enólogo da CVRVV Bruno Almeida.
Ainda no dia 6 de Novembro, a capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, vai receber um seminário educativo conduzido pelo conhecido crítico de vinhos Gerson Lopes, assim como uma prova colectiva dirigida a profissionais e enófilos, no Espaço Floricultura.
A presença de produtores de Vinho Verde na Bahia e em S. Paulo faz parte da estratégia de marketing definida pela CVRVV para 2012, ano durante o qual vão ser investidos 3,4 milhões de euros em acções promocionais, o maior orçamento de sempre. Para Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, “o mercado brasileiro tem vindo a aproximar-se cada vez mais dos lugares de topo no conjunto de países que mais importam Vinho Verde”, razão pela qual importa “manter o esforço iniciado há uma década com o objectivo de comunicar junto de importadores/distribuidores e consumidor final um produto exclusivamente português”.
Manuel Pinheiro estima que, em face dos dados conhecidos, as exportações para o Brasil voltem a aumentar em 2012, o que confirma a tendência verificada nos últimos 10 anos, com uma curva de crescimento em volume de 114 por cento. “São, de facto, boas notícias, que contrastam com as que chegam do mercado nacional”, constata ainda o presidente da CVRVV, desafiando todos os produtores de Vinho Verde a acompanharem a CVRVV no esforço de conquista de quota de mercado nos principais países importadores, nomeadamente no Brasil.
Até ao primeiro semestre do ano, o mercado brasileiro tinha sido responsável pela importação de 572 mil litros, mais 51 mil litros do que em igual período do ano passado. Nos primeiro seis meses de 2012, o volume de facturação atingiu assim os 1,2 milhões de euros, o que representa um crescimento de quase seis por cento quando comparado o período de Janeiro a Junho de 2011.
O grupo de 16 produtores de Vinho Verde que participam nas acções promocionais de S. Salvador e S. Paulo é o seguinte: Adega Cooperativa de Barcelos, Adega Cooperativa de Ponte de Lima, Adega Cooperativa de Monção, Adega Cooperativa de Vale de Cambra, Aveleda, Enoport United Wines, Garantia das Quintas, Vinhos Norte, PROVAM, Quinta da Lixa, Quinta da Raza, Quinta das Arcas, Quinta de Carapeços, Quinta de Gomariz, Quintas de Melgaço e Viniverde. |