Serão 14 os produtores que a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVRT) vai levar à China entre 8 a 10 de Novembro, em Hong Kong, na International Wine & Spirits Fair, uma das maiores feiras do mercado chinês, seguindo-se a Interwine Fair, em Guangzhou, de 14 a 16 do mesmo mês.
O objetivo é reforçar os laços comerciais com aquele país, que é já o segundo mercado da região em matéria de exportações para fora da União Europeia.
De Janeiro a Setembro deste ano, as vendas para a China aumentaram mais 54% face ao período homólogo de 2011, nesse ano a CVRT levou à China oito produtores de vinho da região.
"Temos vindo a crescer na China, graças a uma aposta forte que temos feito naquele mercado, em particular dos nossos produtores, que estão muito empenhados em fazer novos negócios, além do reforço que pretendem com a franja de mercado que já detemos", afirma o presidente da CVR Tejo, José Pinto Gaspar.
Em 2011, a região tinha estabelecido uma meta de 20 produtores a exportar para esse mercado, número que já foi ultrapassado, por isso o desafio deste ano será o de incrementar as vendas.
Para alcançar este objectivo e também potenciar a exportação dos produtores do Tejo que já mantêm relações com o mercado chinês, a CVR Tejo, acompanhada de 14 produtores da região, vai deslocar-se àquele país, numa acção de promoção inserida no projecto OCM (Organização Comum do Mercado) 2012/2013.
Os 14 produtores estarão presentes em diversos eventos, onde os vinhos do Tejo terão um stand próprio com imagens identificativas da região, os produtores vão dar a conhecer os seus vinhos a profissionais do sector e ao consumidor final. |