Os vinhos portugueses organizaram a Norway Annual Tasting, em Oslo.
Cerca de 40 produtores participaram nesta prova, promovida pela marca Wines of Portugal, gerida pela ViniPortugal, procurando cativar o interesse dos profissionais do trade, media e consumidores deste mercado.
A Norway Annual Tasting, é antecedida pela realização de uma masterclass, destinada a jornalistas e líderes de opinião do mercado. A prova será constituída por três momentos, um primeiro aberto apenas para a imprensa e profissionais, seguido por uma sessão destinada a wine lovers, membros de Wine Clubs, e finalizada por uma sessão dirigida exclusivamente ao monopólio.
Em 2012 os vinhos portugueses conseguiram estimular o crescimento das exportações para o mercado norueguês, com um aumento de 33,8% em valor. Um registo muito significativo face ao enquadramento deste mercado, caracterizado por um monopólio do Estado no retalho, com maior limitação à promoção e venda de bebidas alcoólicas, nomeadamente vinhos.
O mercado norueguês está abrangido pelo plano de investimento da ViniPortugal que, em 2012, está a investir no reforço da projecção dos vinhos nacionais em diversos eventos, programas de educação e comunicação na Suécia, Finlândia e Noruega.
Neste âmbito, na Noruega será ainda realizado um City Tastings, no dia 27 de Novembro, que resultará numa acção de charme para 25 líderes de opinião noruegueses.
Na Suécia serão desenvolvidas duas acções de promoção dos vinhos portugueses: um roadshow em três restaurantes referência para sommeliers e consumidores, de 5 a 9 de Novembro, e uma acção de city tasting dirigida a 25 líderes de opinião suecos, no dia 28 de Novembro. |