A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) vai levar a cabo, pelo quinto ano consecutivo, o Concurso Vinho Verde e Gastronomia.
A iniciativa tem como objectivo encontrar as melhores harmonizações de Vinhos Verdes com a gastronomia regional, nacional e internacional e incentivar o consumo de produtos da região, desafiando os restaurantes e as escolas de hotelaria, do Minho ao Algarve, a criarem um menu completo que combine na perfeição com o sabor do Vinho Verde. As inscrições são gratuitas e podem ser efectuadas em marketing@vinhoverde.pt até ao dia 22 de Julho. Os vencedores serão conhecidos em Setembro.
As inscrições já se encontram abertas, mas apenas as 50 primeiras serão aceites para participar neste concurso. Os restaurantes e escolas de hotelaria devem concorrer com um máximo de duas ementas, cada uma composta por três elementos: entrada, prato principal e sobremesa. A tarefa dos participantes é harmonizar cada elemento do menu com uma dos seguintes produtos: Vinho Verde branco, tinto ou rosado, espumante de Vinho Verde branco, tinto ou rosado, aguardente, aguardente bagaceira ou Vinho Verde vindima tardia.
Os restaurantes e escolas de hotelaria podem inscrever-se em três categorias: cozinha de autor, na qual a assinatura do cozinheiro chef está patente na elaboração da ementa que o restaurante propõe, cozinha internacional, com a apresentação da cozinha étnica, específica de uma região do mundo (cozinha chinesa, japonesa, indiana, brasileira, entre outras), e cozinha tradicional, com mostra de pratos típicos regionais ou portugueses.
A avaliação é feita em duas fases. Na primeira fase, os participantes serão avaliados de acordo com a harmonização gustativa (aroma e sabor), diversidade de Vinhos Verdes, espumantes e aguardentes e apresentação avaliada por fotografia. Passam à segunda fase os 20 melhores restaurantes classificados e as quatro melhores propostas apresentadas pelas escolas de hotelaria.
Na segunda fase, os participantes serão visitados pelo júri do concurso e avaliados segundo a apreciação gustativa, harmonização entre comida e vinhos e serviço de vinhos (escanção, temperatura, apresentação, entre outros).
Os prémios são atribuídos de acordo com a pontuação atingida na segunda fase do concurso: diploma de ouro (90 a 100 pontos), diploma de prata (80 a 89 pontos), diploma de bronze (75 a 79 pontos) e diploma de participação (menos de 75 pontos). Serão ainda entregues os prémios Melhor Serviço de Mesa, para o colaborador que mais se destacar, e Melhor Escanção, ao profissional que mais se destacar durante a visita do júri.
À semelhança de edições anteriores, todos os restaurantes e ementas premiadas serão incluídos num Guia Gastronómico de Vinhos Verdes, a editar pela CVRVV. |