O Douro vai dispor de um Centro de Excelência do Vinho e da Vinha, a construir em Vila Real, que vai desenvolver investigação para empresas, articular serviços, promover a formação e fazer uma forte aposta no mercado internacional.
Fontainhas Fernandes, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), disse à Agência Lusa que o centro está incluído no Regia Douro Park - Parque de Ciência e Tecnologia.
O responsável falava à margem do fórum Infowine que termina hoje e juntou a investigação, a produção e a comercialização ligada à fileira vitivinícola
Fontainhas Fernandes explicou que o centro de excelência vai fazer uma forte aposta na investigação dirigida e pedida pelas empresas. «Ou seja, neste modelo serão as empresas que determinam o funcionamento do centro», frisou.
Pretende ainda, acrescentou, prestar serviços à Região Demarcada do Douro, articular entidades que fazem serviços de consultoria, de análises ou de todo o tipo de actividades ligadas ao sector.
A formação será outra das valências do centro. Para o efeito, a UTAD assinou um consórcio com as universidades do Porto e Católica, com vista à criação de um curso de doutoramento, Denovitis, ligado à vinha e ao vinho.
Esta iniciativa interligar-se-á com outro tipo de formações, como o programa Erasmus Mundus, que envolve várias universidades de todo o mundo.
«Neste momento, a UTAD tem que assumir uma mudança radical em toda esta estratégia. Um centro de excelência não pode apenas reduzir-se ao Douro, tem que ter ambição internacional», frisou.
O Regia Douro Park resulta de uma parceria entre as câmaras de Vila Real e Bragança, a UTAD, o Instituto Politécnico de Bragança e a PortusPark - Rede de Parques de C&T e Incubadoras.
A academia transmontana possui a única licenciatura do país em Enologia e desenvolve já muita investigação dirigida à fileira vitivinícola.
Por exemplo, neste momento a universidade está a estudar modelos ligados às alterações climáticas, as questões relacionadas com zonagem no Douro, a qualidade do vinho ou a biodiversidade na vinha.
A investigação e o desenvolvimento tecnológico foram precisamente dos temas em destaque no Infowine.forum.
Por exemplo, o enólogo e produtor Álvaro Van Zeller vai falar sobre a garrafa MBS, Martin Berasategui System, que introduz um novo conceito para engarrafamento de vinhos sujeitos a criar depósito.
O novo desenho consiste na introdução de um fundo falso criado por um estreitamento muito pronunciado no fundo da garrafa, que gera uma cavidade capaz de manter e evitar que o depósito que se vai formando entre em suspensão permitindo melhores condições de envelhecimento dos vinhos.
Durante dois dias, o Infowine vai debater o tema “Pensando fora da garrafa”. O encontro traz a Vila Real 40 especialistas de Portugal, Espanha, França, Itália, Estados Unidos da América e Austrália. |