Embaixadores do Vinho Verde conhecidos dia 1 de Junho no Palácio da Bolsa
| 31-05-2012

Júri internacional vai escolher os Best Of 2012, os melhores entre os melhores. A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) vai anunciar, dia 1 de Junho (sexta-feira), pelas 20h00, no Palácio da Bolsa, no Porto, os melhores Vinhos Verdes 2012.

A escolha cabe a um júri internacional constituído por especialistas em representação dos principais mercados de exportação dos Vinhos Verdes, como EUA, Alemanha, Brasil, Canadá, Reino Unido, Suíça e Noruega.

A Gala do Vinho Verde’12, que marca o momento mais alto do ano para os produtores da região, vai servir ainda para a CVRVV apresentar, pelas 18h00, a Academia do Vinho Verde, um projecto inovador em Portugal que permitirá no futuro desenvolver, entre outras ações, um programa ERASMUS, mas para empreendedores, e o livro Histórias e Memórias do Vinho Verde, da autoria da jornalista Ilídio Pinto.


Os oito elementos estrangeiros que compõe o júri internacional – o nono é português – são Sebastian Bordthäuser (Alemanha), Mauro Marcelo Alves (Brasil), Evan Saviolidis (Canadá), Elin McCoy (EUA), Christine Austin (Reino Unido), Susanne Berglund Krantz (Suécia), Hans Babits (Suíça), Marthe Schwartz Torkildsen (Noruega) e Luís Lopes (Portugal).

Para além de divulgar os vencedores do concurso que anualmente leva a cabo para distinguir os melhores Verdes, numa cerimónia no Palácio da Bolsa que reunirá mais de 350 convidados, entre produtores, agentes económicos e especialistas ligados ao sector dos vinhos, a CVRVV vai também dar a conhecer um projecto inédito em termos de regiões vitivinícolas nacionais.

Trata-se da Academia do Vinho Verde, no âmbito da qual a CVRVV vai passar a promover formação nas mais diversas áreas, com vista a garantir uma qualificação adequada aos diferentes atores da região. O objectivo da academia, que vai funcionar em dois polos – no Porto e Estação Vitivinícola Amândio Galhano (EVAG), nos Arcos de Valdevez –, é tornar a CVRVV e a região líderes em acções de formação que conduzam à melhoria da notoriedade e do desempenho dos produtos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes.
 
 
English