Festival francês dá destaque ao Douro
IVDP | 13-05-2012

O Douro vai estar em destaque na sexta edição do Festival Philosophia, a decorrer este fim de semana, 12 e 13 de Maio, em Saint-Emillion, França.

Sob o tema genérico "A Natureza", vão juntar-se intervenientes das regiões do Douro, Champagne, Borgonha e Santo Emilião em redor da discussão sobre a importância das regiões vinhateiras, em estreita ligação com a designação de Património Mundial da UNESCO.

Caberá ao Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), Manuel de Novaes Cabral (IVDP e Jorge Dias (vice coordenador da candidatura do Alto Douro Vitícola a Património Mundial da UNESCO) apresentar o "Douro Paisagem Vitícola: entre a natureza bruta e a intervenção humana". Saint Emillion foi a primeira paisagem vitícola classificada pela UNESCO, em 1999. O Douro Vinhateiro em 2001.

"O Vinho e a Paisagem são indissociáveis. É, por isso, que eu defendo que o território deve ser reposicionado como um vetor de análise e intervenção do IVDP. A Região de produção deve ser dotada de condições de estabilidade, consistente com a importância do Vinho que nela tem origem. Deve também ser assumida como um valor que tem que ser acrescentado ao produto", adianta Manuel Cabral.

Ao grupo português, juntam-se os representantes de outras importantes regiões vitícolas francesas: os coordenadores do dossier de candidatura da Zona de Champagne a Património Mundial da UNESCO, Michel Guillard e Pierre Cheval; o responsável pela candidatura dos "Climas da Borgonha" a Património Mundial da UNESCO, Aubert de Villaine, e o Presidente da Câmara de Saint-Emillion, Bernard Lauret.

O Festival Philosophia de Saint Emilion vai já na 6ª edição. É um formato voluntariamente festivo que procura despertar a curiosidade e sensibilizar todos os públicos para a Filosofia. Conferencistas, filósofos, arquitetos, geógrafos ou artistas avançam com pistas e respondem a questões do público. Este ano, o Douro está em destaque.
 
 
English