As exportações de vinhos do Tejo para os países europeus registaram um crescimento de 49,3% no primeiro trimestre de 2012 face ao período homólogo do ano passado, anuncia a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo).
De acordo com os dados revelados por aquela entidade certificadora, entre janeiro e março deste ano, os mercados europeus receberam 807,5 mil litros de vinho da região, superando assim os 540,8 mil litros adquiridos em 2011.
Suécia, Inglaterra e Alemanha encabeçam o topo da lista dos países da Europa que mais apreciam os vinhos do Tejo, tendo sido, no seu conjunto, responsáveis pela compra de mais de 611 mil litros de vinho.
Fora do perímetro da Uniao Europeia, o saldo do desempenho das vendas trimestrais é também positivo.
Angola, China, Estados Unidos e Brasil foram os países que mais contribuiram para a venda de vinho do Tejo nos mercados dos demais continentes, consubstanciando um aumento de 27% comparativamente ao último ano.
“Devido à sua relaçao qualidade/preço e ao reconhecimento granjeado nas mais exigentes competições internacionais, os vinhos do Tejo apresentam-se cada vez mais competitivos e apetecíveis nos mercados externos”, refere José Pinto Gaspar, presidente da CVR Tejo.
“No cômputo geral deste primeiro trimestre, a certificação de vinhos do Tejo cresceu 5,8%, o que significa que ultrapassamos já a marca dos três milhões de litros autenticados”, conclui. |