São 118 os vinhos inscritos no "III Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo" (CVET) para conquistar um lugar entre os melhores da região do Tejo, numa competição que decorre nos dias 26 e 27 de Abril no Centro de Promoção Vitivinícola do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo.
Os 36 produtores da região que estarão representados no concurso organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), vão disputar a atribuição da medalha mais cobiçada – a de excelência - galardão reservado aos vinhos das categorias "Tranquilos", "Espumantes", "Frisantes" e "Licorosos" que obtiverem as mais altas pontuações do júri.
Após avaliação em regime de prova cega, o painel de jurados, composto por reputados enólogos e jornalistas especializados em vinhos, vai também, de acordo com as pontuações obtidas, atribuir medalhas de prata, de ouro e excelência.
Cada produtor poderá levar a concurso um máximo de 8 vinhos diferentes, sendo que todos deverão, obrigatoriamente, possuir a designação DOP DoTejo ou IGP Tejo.
"Independentemente dos vinhos e produtores que mais se destacarem nesta 3ª edição do CVET, é importante sublinhar o facto de todos os vinhos participantes na competição serem certificados, o que representa, por si só, uma garantia de qualidade, um carimbo que prestigia a marca Vinhos do Tejo aos olhos do consumidor e, esperamos, um estímulo para que cada vez mais viticultores apostem na elevação dos padrões técnicos das suas produções", refere José Pinto Gaspar, presidente da CVR Tejo. |