O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e a Região Autónoma dos Açores vão assinar um Acordo Quadro de cooperação, hoje, na ilha do Pico.
Através de uma ação inédita, este acordo visa a criação de uma parceria de âmbito técnico e científico, onde serão aproveitadas da melhor forma as potencialidades de cada organização.
As regiões do Douro e do Pico são reconhecidas pela UNESCO como património da humanidade: a paisagem da cultura da vinha da ilha do Pico e a paisagem cultural, evolutiva e viva do Alto Douro Vinhateiro.
O principal objetivo desta cooperação é fomentar o intercâmbio entre técnicos, vitivinicultores e agentes económicos das duas regiões com a finalidade da sua valorização económica, científica e tecnológica e, por consequência, da do País, da sua vitivinicultura e do seu enoturismo.
O Acordo Quadro é o resultado de uma colaboração continuada que IVDP tem efetuado no projeto de criação do Laboratório Regional de Enologia. "O desenvolvimento dos territórios e das populações destas regiões criam aquilo a que justamente podemos apelidar de viticultura heroica, um desafio comum de gente destemida que teima, nos socalcos do Douro ou nos currais do pico em fazer vinho nas condições mais adversas”, sublinha o presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral.
|