O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto apresentou, esta segunda-feira, em Paris, um projeto para levar mais Porto à mesa dos franceses.
Pretende que os alunos das escolas de hotelaria de França conheçam melhor o genuíno néctar português. Para que um dia, nos seus restaurantes, o passem a privilegiar na harmonização com os seus pratos.
O projeto tem o carimbo do Ministério da Educação de França e dá pelo nome: "Les vins de Porto, Connaissance des produits européens et inter culturalité". De acordo com o IVDP, a iniciativa visa "reforçar o posicionamento do Vinho do Porto nos currículos das escolas, associá-lo à gastronomia de cada região francesa e desenvolver o conhecimento de alunos e professores" acerca deste produto.
O projeto foi apresentado publicamente na escola Guilhaume Tirel, na capital gaulesa, num evento em que alunos e professores de diversas escolas, bem como empresas de Vinho do Porto, apresentaram uma harmonia entre o vinho e a gastronomia local associada ao estabelecimento de ensino que representam.
Este projeto envolve 220 escolas de 11 academias francesas, prevendo-se que sejam dadas 50 aulas ou eventos especiais por ano. A esta aposta não é alheio o facto de a França continuar a ser o principal mercado de exportação do vinho do Porto. Representa cerca de 30% de toda a comercialização. |