O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), em parceira com o Ministére de l' Education Nationale de França, está a desenvolver um projecto de formação de Vinho do Porto nas escolas de hotelaria francesas.
A iniciativa, designada “Les vins de Porto, Connaissance des produits européens et inter culturalité” visa reforçar o posicionamento do Vinho do Porto nos currículos das escolas, associá-lo à gastronomia de cada região francesa e desenvolver o conhecimento de alunos e professores acerca do Vinho do Porto. Afinal, a França é o principal mercado de exportação do Vinho do Porto, representando cerca de 30 por cento de toda a comercialização deste vinho da Região Demarcada do Douro. Projecto é apresentado na próxima segunda-feira, dia 2, pelas 12h00, em Paris.
O principal objectivo desta iniciativa é desenvolver os currículos do ensino de vinho do Porto nas escolas de hotelaria de França de forma a aumentar o conhecimento e a qualidade do serviço destes vinhos na restauração francesa. A formação nesta área deve ser incutida nos vários níveis de educação de forma a que alunos e professores adquiram o conhecimento que permita relacionar a versatilidade do Vinho do Porto e a sua capacidade única de ligação com a gastronomia local. Assim, a partir da acção de comunicação “produtos locais, vinho universal”, procura-se harmonizar o Vinho do Porto com a gastronomia mais emblemática de cada área de actuação das escolas. Este projecto envolve 220 escolas de 11 academias francesas e atingem-se cerca de 50 escolas por ano, a nível nacional.
O projecto é gerido por um grupo de trabalho presidido pelo inspecteur general do MEN e conta com a participação de inspectores das academias, de professores das escolas e do IVDP. A partir desta parceria, prevê-se que sejam dadas 50 aulas ou eventos especiais por ano nas escolas que fazem parte do Ministério.
Ainda no âmbito das acções de formação, o IVDP tem desenvolvido inúmeras acções nas escolas de hotelaria, tais como a introdução de materiais pedagógicos próprios, onde é abordada a história do Vinho do Porto no contexto da Europa e da França. Também promove concursos, visitas de estudantes ao Porto e ao Douro, com a possibilidade de parcerias e intercâmbios estudantis, e assegura que estas actividades estejam integradas na avaliação curricular. A pensar nos professores, foi ainda desenvolvida uma abordagem digital aos conteúdos, disponíveis na rede “centre de ressources nationale de Hotelarie|Restauration du MEN”, acessível a todos os docentes.
O projecto vai ser apresentado no dia 2 de Abril, às 12 horas, na escola de hotelaria de referência Guilhaume Tirel, em Paris. No evento, alunos e professores de diversas escolas, bem como empresas de Vinho do Porto, vão apresentar uma harmonia entre o vinho e a gastronomia local associada ao estabelecimento de ensino que representam. Através da formação nas escolas de hotelaria francesas, o IVDP pretende educar os alunos de hoje, para incutir o conhecimento acerca dos Vinhos do Porto além-fronteiras nos profissionais de amanhã. |