O secretário regional dos Recursos Naturais e Ambiente da Madeira, Manuel António Correia, revelou hoje que o consumo de vinho Madeira no mercado regional subiu cerca de 20% entre 2010 e 2011.
Manuel António Correia presidiu hoje ao encerramento de um 'workshop' sobre os vinhos da Madeira promovido pelo Instituto do Vinho do Bordado e do Artesanato da Madeira e destinado a profissionais da hotelaria e restauração.
"O mercado regional está com excelentes crescimentos. Entre 2010 e 2011 as vendas de vinho Madeira na região cresceram 21% em quantidade e 19% em valor, portanto, um crescimento à volta de 20%, o que nos deixa extremamente satisfeitos", revelou o secretário regional.
No que diz respeito ao vinho de mesa produzido no arquipélago, Manuel António Correia referiu igualmente o registo de "excelentes progressos, porque o consumo de vinho de mesa madeirense na região cresceu 52% entre 2010 e 2011".
O responsável madeirense pelo setor agrícola sublinhou, no entanto, que a aposta do Governo Regional é aumentar essa procura no mercado regional.
"Através destas duas 42 pessoas [presentes no 'workshop'] pretendemos atingir um público muito mais vasto, porque estas pessoas interagem com muitos clientes e podem influenciar as suas escolhas", justificou, realçando, por outro lado, a importância da vertente "cosmopolita" na venda do Madeira à escala mundial, para conseguir divisas para a região.
O "workshop" testou conhecimentos sobre a região demarcada da Madeira, as características das uvas, o processo de vinificação, a elaboração de uma carta de vinhos, a temperatura dos vinhos e as harmonizações gastronómicas.
O setor do vinho na Madeira representa, globalmente, uma fatura de 16 milhões de euros, 15% do qual relativo ao mercado regional.
A França e o Reino Unido são os maiores importadores de vinho Madeira. |