França é o mercado que está a crescer mais.
Os vinhos verdes exportaram mais 8 por cento nos primeiros nove meses do ano e esperam fechar 2011 com um recorde de vendas para os mercados estrangeiros, anunciou hoje a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
Até ao final de Setembro, Portugal exportou 15 milhões de garrafas, a que correspondem 11 milhões de litros de vinho verde e um volume de negócios de 27 milhões de euros. Mais de três milhões de litros tiveram como destino os EUA, o principal consumidor de vinho verde da última década, mas o mercado que mais cresceu em termos absolutos foi a França, com 3,7 milhões de euros, mais um milhão que em período homólogo.
A CVRVV acredita, assim, que os vinhos verdes vão manter a tendência para aumentar o volume de exportações dos últimos 10 anos. Para isso, contribuiu o esforço de internacionalização, que se traduz num investimento de 2,5 milhões de euros ano em ações de promoção em diferentes mercados.
"O perfil do Vinho Verde alterou-se nos últimos anos e é hoje diferente de todos os outros vinhos, com um baixo teor alcoólico e leve, o que é muito apreciado pelos consumidores estrangeiros", apresentando, ainda "uma boa relaçao qualidade - preço", defende o presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro. |