Douro quer usar marca vinho do Porto para promover o turismo da região
Económico | 13-10-2011

O Douro tem 41 milhões de euros de investimentos privados destinados a equipamentos turísticos.

Os turistas que visitam o Douro vinhateiro continuam a ser maioritariamente portugueses. Só cerca de 20% são estrangeiros. Há, por isso, que apostar na promoção mundial e nada melhor que a "promoção no exterior ser feita à boleia do Vinho do Porto, que é conhecido em todos os cantos do mundo". A ideia é defendida pelo chefe da Estrutura de Missão do Douro, Ricardo Magalhães.

Esta proposta vai ser hoje apresentada e discutida na Conferência Internacional Douro 2011, que reúne em Vila Nova de Foz Côa cerca de 150 responsáveis de empresas e organismos nacionais e internacionais ligados ao turismo e promoção da região.

Numa altura em que os investimentos com a promoção do turismo são escassos, Ricardo Magalhães considera que o vinho do Porto poderia ser o melhor canal para divulgação de uma região com um grande potencial turístico, mas que peca por não ser melhor divulgada no exterior. Embora alertando que esta ideia não é consensual entre os operadores de mercado - por isso chega a ser polémica -, Ricardo Magalhães realça: "Se as vendas de vinho do Porto são cerca de 80% destinadas à exportação, não se compreende porque é que no caso do turismo a situação é inversa." Mais ainda porque este produto tem como ponto de origem o Douro Vinhateiro.
 
 
English