Quinta de Bucelas vai receber hotel rural dedicado à vinoterapia. Complexo, com novo conceito no país, tem abertura prevista para 2008 Preservar zona da especulação imobiliária é um dos objectivos.
Uma quinta rodeada de vinhedos não é uma paisagem rara na freguesia de Bucelas, concelho de Loures. Mas se essa propriedade for transformada num hotel rural, com um Spa de vinoterapia, a paisagem muda um pouco. E é isto que vai acontecer com a Quinta da Murta, integrada na Rota do Vinho de Bucelas, Colares e Carcavelos, que no início de 2008 vai abrir as portas do primeiro complexo turístico do país inteiramente dedicado à temática e terapia do vinho.
Além das valências habituais, como restaurante, sala de eventos, piscina e obviamente quartos, este hotel terá uma loja do vinho, uma sala de provas e um espaço reservado à vinoterapia. O conceito, novo no país, começou a ser experimentado em 1999 em Bordéus, e consiste num tratamento à base de extractos de uva, vinhos e óleos derivados, que ajudam a relaxar e têm um efeito antioxidante.
Tendo o néctar da uva como ponto de partida, o objectivo do hotel passa também pela vertente cultural os hóspedes vão poder assistir às diferentes etapas da produção de vinho, desde a plantação à rotulagem das garrafas, terminando na prova. O projecto, gerido pela empresa RDPE, pretende atrair turistas de classe alta e média-alta, que incluam a Quinta da Murta no seu roteiro por Lisboa.
"O nosso alvo são as pessoas que gostam de apreciar vinho e que têm interesse por tudo o que lhe diz respeito", refere, ao JN, Francisco Castelo Branco, proprietário da Quinta da Murta e autor do projecto hoteleiro, que acredita que os visitantes vão encontrar neste espaço "uma resposta à crescente curiosidade pelo universo do vinho".
Neste momento, estão concluídas as obras no edifício que reúne a adega, a loja do vinho, a sala de provas e o salão de eventos, instalações que poderão ser visitadas a partir de Junho. Mas o projecto só estará terminado no início de 2008, quando a antiga residência da família proprietária for transformada em zona social, com recepção, quartos, sala de estar e de lazer e quando o "Spa do vinho" e a piscina estiverem concluídos.
Na opinião de Francisco Castelo Branco, este tipo de projectos contribui para preservar a zona norte do concelho da exploração imobiliária, ao mesmo tempo que dinamiza a localidade onde se insere, já que uma série de parcerias serão estabelecidas. A título de exemplo, será possível andar a cavalo na quinta, fruto de um protocolo com o Picadeiro de Bucelas.
Apesar de ainda não estar em funcionamento, as expectativas são elevadas. "Tendo em conta os conceitos que fazem parte deste projecto, as suas mais valias e originalidade, tudo leva a crer que será muito bem recebido", sustenta o proprietário.
Números
2 milhões de euros é o valor global do futuro hotel rural de vinoterapia, que deverá abrir portas no início de 2008.
27 hectares é a área da Quinta da Murta (correspondente a 27 campos de futebol), dos quais 13 são ocupados por vinha.
Saber mais
Origem
Em 1999 surgiu em Bordéus, França, o primeiro complexo turístico a desenvolver a vinoterapia. O êxito deste hotel levou outros países a desenvolverem projectos semelhantes.
Filosofia
A vinoterapia consiste num tratamento corporal à base de extractos de uva, molhos, folhas, vinhos e óleos derivados, que ajudam a relaxar.
Benefícios
A terapia do vinho tem um grande poder antioxidante e tonificante, que mantém a pele jovem e elástica. Além disso, previne problemas cardíacos, ajuda a perder peso e combate ainda o stresse.
Circuitos
Uma das inovações deste projecto é a possibilidade que dá aos visitantes de percorrerem os trilhos de vinha da quinta, com um guia que vai explicando as especificidades de cada casta. |