Setembro é mês de vindimas para turistas na "Vila Museu do Vinho"
O MIRANTE - Semanário Regional | 29-08-2011

Setembro é mês de vindimas para turistas na ?Vila Museu do Vinho?, em Aveiras de Cima, concelho de Azambuja. Nos dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de Setembro (sábados e domingos), os vitivinicultores de Aveiras de Cima recebem os visitantes nas suas vinhas para um conjunto de actividades que vão desde a vindima e a preparação do próprio almoço - o tradicional ?torricado? com bacalhau assado, típico desta região - até uma prova de vinho conduzida por um enólogo.

O programa, que tem vários objectivos, pretende desde logo celebrar o momento mais alto de qualquer ciclo agrícola - a colheita - e toda a azáfama da vindima que tem muito trabalho mas que também proporciona um ambiente de festa.

Por outro lado a actividade pretende ser um complemento à informação e às visitas que a Vila Museu do Vinho proporciona aos visitantes ao longo de todo o ano no Centro de Interpretação e nas adegas. Por fim é um grande desafio para os que querem passar um dia diferente no concelho de Azambuja. A participação na actividade custa 25 euros por pessoa, o que inclui um chapéu, uma tesoura de vindima, almoço, prova de vinho conduzida e uma garrafa de vinho.

O programa para os dias referidos inicia-se às 9h00 com vindima e pisa de uvas no lagar até às 11h30. A partir dessa hora há preparação do almoço na vinha. Às 12h00 será distribuído um kit “Torricado” para a confecção deste prato típico, na vinha, tal como antigamente.

Para as 15h00 está marcada uma visita ao Centro de Interpretação da Vila Museu do Vinho. Meia hora depois decorre uma prova de vinho conduzida por um enólogo na adega Agrobatoréu. É uma oportunidade para aprender todos os truques de como provar um vinho e descobrir os odores e sabores que nele se encontram.

No programa estão envolvidas várias adegas do projecto Vila Museu do Vinho: “Acácio”, “António José Ferraz”, “José Luís”, “José Cunha”, “José Mata” e “Vinhos Caridosa”. O programa turístico implica a interacção com o universo da produção de vinho e com a população local. As reservas podem ser feitas através do Posto de Turismo pelo 263 400 476 ou para o e-mail: turismo@cm-azambuja.pt. Para a realização do programa será necessário um número mínimo de 10 inscrições por cada dia, informa a autarquia que pretende promover desta forma o potencial turístico da “Vila Museu do Vinho”.

 
 
English