A CVR Tejo (Comissão Vitivinícola Regional do Tejo) quer triplicar as exportações para o Brasil em 2011, superando desta forma a barreira dos 400 mil litros de vinhos do Tejo vendidos para este mercado.
A verificar-se este cenário, a exportação de vinhos do Tejo para o Brasil irá registar um ritmo de crescimento muito semelhante ao de 2010, ano em que cresceu 180% em volume de garrafas exportadas, correspondentes a mais de 150 mil litros de vinho.
José Pinto Gaspar, presidente da CVR Tejo, justifica este cenário optimista, potenciado pela dimensão do país e pelo crescimento das suas classes média e alta.
“No Brasil, Portugal é já o quarto país em volume de importação de vinhos e essa posição, até pelo conhecimento que o consumidor brasileiro já tem dos nossos vinhos e pelos fortes laços culturais e linguísticos entre os dois países, pode ser melhorada”, acrescenta.
Para materializar esta aposta, a CVR Tejo, acompanhada de 8 produtores da Região, estará em São Paulo (Praça de S. Lourenço) e no Rio de Janeiro (Hotel Pestana Rio Atlântica), nos dias 25 e 27 de Julho, respectivamente, onde realizará acções de promoção direccionadas à imprensa brasileira, importadores, lojistas, sommeliers e consumidores VIP.
Em paralelo, a CVR Tejo está também, desde o dia 10 de Julho, a apostar numa campanha nas redes sociais ‘Facebook’ e ‘Twitter’, através da qual pretende envolver o público consumidor brasileiro, convidando-o a pesquisar e conhecer melhor a região.
Dos 22 produtores do Tejo que já actuam no Brasil, quatro vão integrar a comitiva da CVR Tejo nesta acção da promoção, nomeadamente o ‘Casal da Coelheira’, ‘Fiúza’, ‘Casal Branco’ e ‘Casal Monteiro’.
Os produtores ‘Casal do Conde’, ‘Agrovia’, ‘Agro-Batoréu’ e a ‘Casa Agrícola Paciência’ vão estrear-se no mercado brasileiro e compõe o leque de oito produtores que vão acompanhar a CVR Tejo nesta iniciativa.
Recorde-se que, ainda no início deste mês, entre 5 e 7 de Julho, a CVR Tejo levou a cabo, em conjunto com 11 produtores da Região, uma acção de promoção na Rússia, mercado em que começou a apostar em 2010. |