Promoção da Cortiça na Austrália
Diário Económico | 14-03-2006

“Cork - the nature’s seal of approval’ é o mote da campanha de promoção da cortiça que arrancou recentemente na Austrália. A campanha é dirigida aos consumidores.

Cork - the nature´s seal of approval é o mote da campanha de promoção da cortiça que arrancou recentemente na Austrália e que pretende informar os consumidores sobre os seus benefícios naturais e simbióticos com o vinho. A campanha dirigida aos consumidores assume uma vertente marcadamente ecológica e ambiental apelando à escolha da cortiça pela facto de esta ser natural e reciclável e de assegurar a existência de um ecossistema muito rico. Esta mensagem é suportada por um programa de acções em paralelo dirigido aos produtores de vinho e ao retalho com o objectivo de comunicar os últimos avanços qualitativos da indústria de cortiça portuguesa. A campanha de publicidade na imprensa prevê inserções nos mais importantes jornais e revistas de Sidney e Melbourne, como são exemplo o Sidney Daily bTelegraph, Melbourne Herald-Sun, Sydney Sunday Telegraph, Sunday Magazine.
 
O lançamento da campanha foi marcado pela criação de um web-site acessível em www.yestocork.com.au, onde está disponível toda a informação sobre a história, propriedades e benefícios da cortiça e permite a subscrição de uma newsletter electrónica.
 
A campanha assume uma vertente acentuadamente educativa, pois os australianos têm um grande desconhecimento sobre a cortiça e o montado, ignorando factos simples como o de que a extracção da cortiça não danifica a árvore e que esta se regenera após cada extracção.
 
“Se diz não aos sacos de plástico, diga sim à cortiça” é outra mensagem da campanha apelando ao facto de que o uso da cortiça é uma escolha pela natureza e pela preservação do meio ambiente. Esta associação de atitudes e comportamentos baseia-se na forte consciência ambiental que os consumidores australianos têm desenvolvido e na forte adesão à campanha de rejeição do uso do plástico para os sacos de supermercado.
 
A Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor), entidade que está a desenvolver a campanha, celebrou, também, um acordo com a Southern Independent Liquor (SIL), uma das importantes cadeias de distribuição de vinho para promover activamente cortiça. No âmbito deste acordo, serão distribuídos folhetos informativos sobre a cortiça, em diversas lojas nas principais cidades da Austrália, e será, ainda, lançado um concurso que irá oferecer vinhos portugueses (uma iniciativa que terá a participação de Instituto dos Vinhos da Madeira, e, ainda em estudo, a colaboração do Instituto do Vinho do Porto e da Viniportugal). Esta iniciativa culmina com a oferta ao retalho de uma viagem a Portugal para conhecer o mundo da cortiça e o vinho português. Esta parceria ocorrerá de Fevereiro a Setembro de 2006, estando a ser estudada a possibilidade de ser prolongada no tempo.
 
A decisão por esta abordagem resultou das conclusões reveladas por estudos sobre os consumidores que mostram que os australianos quando vão jantar fora preferem garrafas de vinho vedadas com rolhas de cortiça e que a rolha de cortiça é um sinónimo da qualidade do vinho. Ainda, no estudo, foi possível perceber que existem inúmeros conceitos errados sobre a cortiça, como terem de se abater árvores para retirar a cortiça.
 
Destaque-se, ainda, que a campanha se destina aos consumidores entre os 25 e 44 anos e tem como principal foco as cidades de Sydney e Melbourne. Com um investimento de 600 mil euros, de um total de três milhões de euros, esta campanha é desenvolvida em parceria com o ICEP e conta com um investimento público de 70 por cento e 30 por cento privado.
 
 
English