A Academia do Vinho anunciou hoje que vai organizar, de 19 a 21 de Abril, um curso sobre as regiões vitícolas mais importantes do mundo dirigido a todos os que trabalham na indústria e negócio do vinho.
Promovido em parceria com a Wine & Spirits Education Trust - organismo inglês especializado na formação de enófilos e de colaboradores de adegas, distribuidores, hotelaria e restauração - o curso incluiu a prova de mais de 50 vinhos das diferentes regiões mundiais.
Em comunicado, a Academia do Vinho adianta que o objectivo do curso, que decorre nas instalações do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), no Porto, é proporcionar conhecimentos teóricos e práticos sobre as principais regiões vitícolas mundiais.
Paralelamente, com a prova dos vinhos das várias regiões pretende-se identificar as tendências do consumidor nos diferentes mercados, nomeadamente nos principais mercados estratégicos para as exportações portuguesas.
Adicionalmente, a Academia do Vinho diz que com a organização do curso em Portugal se pretende "incluir os melhores vinhos portugueses nos conteúdos programáticos da Wine & Spirits Education Trust".
Os proprietários e trabalhadores de adegas e garrafeiras, passando pela hotelaria e restauração, vendas, distribuição e marketing no sector são os destinatários da iniciativa, que tem um custo de 500 euros por pessoa.
Aos participantes que passem no exame final do curso será atribuído um certificado reconhecido em mais de 20 países e aceite em mercados como os EUA e o Reino Unido.
Aqui, garante a Academia do Vinho, este certificado "já se converteu num requisito indispensável para trabalhar na indústria do vinho".
Dedicada à formação e certificação de profissionais da indústria, a Academia do Vinho é também especializada na formação e consultoria nas áreas de marketing, gestão de vendas e novas tecnologias para empresas do sector dos vinhos com forte componente de exportação. |