Cerca de 70 Alvarinhos do Mundo Avaliados em Melgaço
Portugal Global | 02-06-2011

São vinhos da Sub-região de Monção e Melgaço, de outras regiões portuguesas, de Espanha, dos Estados Unidos e até do Uruguai.

No total são quase 70 amostras de vinhos Alvarinho que serão provadas e avaliadas por um júri de especialistas durante o “Alvarinho International Wine Challenge”, que se realiza esta sexta-feira (3 de Junho) e sábado (4 de Junho), em Melgaço.

Os vinhos que obtiverem 92 ou mais pontos serão distinguidos com a “Grande Medalha de Ouro”; aos que alcançarem um mínimo de 85 pontos será atribuída a “Medalha de Ouro”; os vinhos com um mínimo de 82 pontos receberão a “Medalha de Prata”; e os que alcançarem um mínimo de 80 pontos serão distinguidos com “Medalha de Bronze”.

Os vencedores serão anunciados no próximo sábado, dia 4, pelas 15h, no Solar do Alvarinho, no Centro Histórico de Melgaço.
 
Será também ali que irá decorrer a avaliação dos vinhos a concurso (nas manhãs de sexta-feira e sábado), por um conceituado júri, que inclui os brasileiros Adriane Wiest (sommelier e chefe de cozinha) e João Lombardo (sommelier e jornalista de vinhos); os espanhóis José Peñín (crítico de vinho e autor do famoso “Guia Peñín”) e Luis Paadín (vice-presidente da Associação de Sommeliers da Galiza); os norte-americanos Paul J. White (crítico de vinhos) e Michael Schaefer (“wine educator”); os alemães Jonathan Gebser (jornalista especializado em vinhos) e Michael Giesen (jornalista); o suíço Thomas Vaterlaus (jornalista especializado em vinhos); o dinamarquês Mads Jordansen (jornalista especializado em vinhos); e os portugueses Rui Falcão (crítico de vinhos) e Victor Amaro (sommelier).

“Teremos em Melgaço conceituados nomes da crítica internacional de vinhos que, além da avaliação dos vinhos a concurso, ficarão a conhecer melhor a sub-região de Monção e Melgaço. Se a isto somarmos um número considerável de amostras enviadas, tendo em consideração que se trata da primeira edição de um concurso com uma temática muito específica, facilmente concluímos que esta foi uma boa aposta do Município de Melgaço. O Alvarinho há muito que passou a ser uma casta do mundo e termos exemplos desse mundo no nosso país deve ser interpretado como um privilégio. Caberá à sub-região afirmar-se pela diferenciação e assumir-se, sem preconceitos ou temores de uma concorrência que na actualidade é global, como terroir privilegiado de produção de vinhos desta casta”, afirma Rui Solheiro, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço.

O “Alvarinho International Wine Challenge” é uma organização do Município de Melgaço, com o apoio da ViniPortugal .
 
 
English