Palmela quer dinamizar turismo assente na gastronomia e vinhos
Setúbal na Rede | 19-05-2011

A Câmara Municipal de Palmela está a desenvolver um projeto que visa consolidar a notoriedade da marca turística Palmela como território associado à gastronomia, aos produtos locais de qualidade e às boas experiências que se poderão proporcionar a quem visita o município.

Luís Calha, vereador com a pasta do Turismo na autarquia, sublinha que a ideia principal do projeto, designado “Palmela – experiências com sabor”, “é congregar uma série de iniciativas direcionadas para o setor da restauração que têm em vista a sua mera projecção”.

O autarca explica, deste modo, que o projeto se insere no âmbito de uma estratégia desenvolvida pela autarquia que pretende incentivar e apoiar a iniciativa dos proprietários dos restaurantes do concelho, qualificando-os, diversificando e inovando a sua oferta, mais dirigida a turistas e visitantes. “Palmela tem vinhos de qualidade, empresas com produtos associados à gastronomia, restaurantes que querem aderir e uma localização muito boa, a 30 minutos de Lisboa, a principal porta de entrada do turismo nacional”, enfatiza Luís Calha.

Para já, o projeto conta com o apoio da Confraria Gastronómica de Palmela, Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul, Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. “São muitos e bons parceiros, a que se juntam ainda vários restaurantes do município que já aderiram à iniciativa”, sublinha.

No âmbito do “Palmela – experiências com sabor” está já prevista uma formação dirigida a profissionais e proprietários dos restaurantes aderentes, um concurso de gastronomia, a realizar ainda em 2011, a edição de um guia de restauração e gastronomia municipal, provavelmente em 2012, a entrega de dísticos de recomendação aos restaurantes e outros eventos promocionais, como jantares vínicos e show cooking. Do mesmo modo, decorrerão 8 fins-de-semana gastronómicos em 2011, dedicados ao queijo de ovelha, ao vinho de Palmela, à fruta de Palmela e ao moscatel.

O próximo fim-de-semana gastronómico, o do vinho, decorrerá nos dias 24, 25 e 26 de Junho, inserido nas comemorações do Dia do Vinho. “A gastronomia, os vinhos e outros produtores serão o mote da vinda de mais visitantes a Palmela, que aproveitarão a oportunidade para degustar e viver o município”, sintetiza Luís Calha.
 
 
English