Realizou-se passado dia 14 de Março na Vinopolis em Londres a 9ª edição da Wines of Portugal Annual Trade Tasting 2006.
Esta prova unicamente para profissionais juntou este ano um número recorde de expositores – 60 para vinhos, 16 para produtos alimentares e dois de turismo – tendo também excedido a marca dos 500 visitantes. Em prova estiveram cerca de 700 vinhos de 100 produtores cobrindo praticamente todas as regiões Portuguesas e cerca de 200 produtos alimentares.
A prova, iniciativa da delegação do ICEP no âmbito do programa conjunto com a ViniPortugal, foi dirigida a jornalistas, sommeliers, proprietários de restaurantes e importadores, incluindo cadeias de supermercados, restauração e retalhistas independentes. Para além de muitos produtores Portugueses, estiveram presentes, pela ViniPortugal, Vasco D’Avillez e Paulo Amorim. Dos Britânicos estiveram presentes jornalistas como Jancis Robinson, Charles Metcalfe, Anthony Rose, Robert Joseph, Tim Atkin e Christian Davis. Camilla Bordewich, Compradora da rede Majestic, Nick Room, comprador do Waitrose, Helen McEvoy, compradora do Sainsbury’s, Peter McCombie MW, consultor para a restauração, foram outros dos presentes.
Em paralelo com a prova realizaram-se dois seminários com bastante sucesso - “Does Portugal warrant more listings” dirigido por Christian Davis, da revista Harpers, contando ainda com Paulo Amorim, da ViniPortugal, João Marques, sommelier do Gordon Ramsey at Clarige’s e Nick Oakley, da agência Oakley Wine; e “How can Portugal make your wine list more profitable” dirigido por Peter McCombie.
Filipe da Mota Neves, responsável do ICEP pela promoção dos vinhos Portugueses no Reino Unido, animou ainda uma mesa temática sobre as castas Portuguesas.
António Silva, Delegado do ICEP Portugal em Londres afirma que: “Em 2005 as importações Britânicas de vinhos Portugueses aumentaram 10%. O número e qualidade dos presentes na nossa prova anual 2006, tanto nacionais como Britânicos veio confirmar a importância e interesse deste mercado para o sector vinícola Português”. |