Arrancou, dia 3 de Maio, a décima primeira edição do Concurso de Vinhos da Península de Setúbal, promovido pela Comissão Vitivinícola da Região.
Três dezenas de empresas vitivinícolas colocaram à prova cem vinhos. O júri composto por técnicos das várias regiões vitivinícolas portuguesas, Associação Portuguesa de Enologia, Associação de Escanções de Portugal e ASAE, num total de 36 provadores, irá decidir quais os melhores néctares da Região Vitivinícola da Península de Setúbal. A cerimónia de atribuição dos prémios será, dia 26 de Maio, na Pousada de Palmela.
O concurso decorrerá em duas etapas distintas a primeira, que se realizou no dia 3 de Maio, o júri avaliou e classificou os vinhos brancos, rosados e tintos, da categoria IG (Regional) Península de Setúbal.
Na segunda, que se realizará no dia 17 de Maio, o júri vai avaliar e classificar os vinhos brancos, tintos e espumantes da categoria DOC Palmela e os generosos Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo, da DOC Setúbal.
Henrique Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal, salienta que "Este concurso pretende distinguir os melhores vinhos tranquilos e generosos da região, através do escrutínio de um júri formado por grandes profissionais do sector, enólogos, escanções e provadores profissionais que, em prova cega, vão eleger os melhores vinhos da Península de Setúbal. Nos últimos grandes concursos internacionais a região tem vindo a consagrar-se como aquela que mais distinções obtêm, em termos relativos, na medida em que o número de vinhos com que concorre é manifestamente inferior ao de outras regiões e ainda assim, muitas vezes, obtém um maior número de medalhas, o última demonstração da qualidade dos vinhos da Península de Setúbal aconteceu no Challenge International du Vin 2011, em Bordéus."
Em prova estarão 88 vinhos IG (Regional) Península de Setúbal e DO Palmela e 11 vinhos DO Setúbal que englobam as designações tradicionais Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo. |