Os vinhos do Tejo estiveram em destaque na última edição do concurso francês "Challenge International du Vin", ao arrecadarem quatro medalhas, tendo contado com a participação de apenas seis produtores.
Com efeito, o vinho "Quinta do Côro Reserva 2007", do produtor com o mesmo nome, foi galardoado com uma medalha de ouro, tendo sido o néctar da Região que obteve a mais alta pontuação do júri da prova.
Naquela que foi uma estreia na participação em concursos vínicos, o produtor Fernando Rodrigues Carvalho viu o seu vinho "Dois Carvalhos Reserva 2007" alcançar uma medalha de prata, distinção também atribuída ao vinho "Casa da Atela Merlot 2007", do produtor Gouxa & Atela.
Depois de, com a colheita de 2007, ter sido premiado em todos os concursos em que participou no ano passado, o "Cabeça de Toiro Reserva 2008", produzido pela Enoport, garantiu a manutenção deste registo, ao arrecadar uma medalha de bronze.
José Pinto Gaspar, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), destaca o feito dos vinhos da Região, lembrando que o facto de dois dos produtores premiados não possuírem a dimensão e estrutura das grandes casas de vinhos, reflecte o trabalho de grande qualidade que os pequenos produtores do Tejo estão já aptos a realizar.
"O desempenho dos vinhos do Tejo nesta prova é assinalável, particularmente se tivermos em conta que os produtores Quinta do Côro e Fernando Rodrigues Carvalho não têm a dimensão e estrutura das grandes casas, que por norma conquistam os principais prémios nas provas internacionais", refere.
Realizado em Bordéus, a 8 e 9 de Abril, o ‘Challenge International du Vin’ submeteu cerca de 5 mil vinhos, provenientes de 38 países, à apreciação de 800 provadores, num painel de jurados composto por enólogos, viticultores, distribuidores e consumidores. |