A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu hoje mais de 30 mil litros de vinho e dez mil litros de vinagre na zona de Braga e da Régua, no âmbito de duas inspecções às condições higieno-sanitárias e de armazenamento dos produtos.
Do vinho apreendido, oito mil litros eram vinho de mesa e 23 mil de vinho licoroso, informa um comunicado do Ministério da Economia e da Inovação.
A ASAE apreendeu também cinco cascos com um total de 500 litros de vinho de mesa e dez mil litros de vinagre.
A operação da Autoridade visou verificar o cumprimento das condições higieno-sanitárias e de armazenamento de produtos vitivinícolas, bem das condições de instalação do sistema informático e licenciamento do exercício da actividade.
Estas duas inspecções resultaram no levantamento de dois processos-crime com participação ao Ministério Público e de um processo de contra-ordenação.
O Ministério da Economia e da Inovação informou ainda que a Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da ASAE apreendeu cem mil litros de combustível em estabelecimentos em Alenquer e no Linhó. No âmbito da acção foram seladas 13 bombas e nove depósitos subterrâneos de combustível em dois postos de abastecimento. Foram igualmente apreendidos 108 mil litros de combustível no valor de 123 mil euros.
Segundo um comunicado do ministério, “constatou-se que não tinha sido realizada a verificação periódica do sistema de funcionamento das bombas, pelo que foi interposto o respectivo processo de contra-ordenação”. |