Produtora de vinho Marcolino Sêbo, de Borba
Empresa aumenta exportação e aposta na China
Jornal da Madeira | 18-03-2006

A empresa produtora de vinho Marcolino Sêbo, de Borba (Évora), vai apostar no aumento das exportações, começando no final deste ano pelo mercado chinês, disse à Agência Lusa a responsável da empresa alentejana. Segundo Sónia Sêbo, a empresa já exporta entre 15 e 20 por cento da sua produção de vinho, sobretudo para Estados Unidos, Brasil, França, Luxemburgo, Suíça, Alemanha e Bélgica.

"A firma procura mercados alternativos e, em parceria com outra empresa portuguesa do sector do vinho, vai iniciar, no final deste ano, as exportações para o mercado chinês", disse Sónia Sebo. 
A empresa produziu no ano passado 600 mil litros de vinho, 85 por cento tinto e o restante branco, possuindo uma área de 130 hectares de vinha nos concelhos de Borba e Estremoz.

A adega situa-se junto à vinha, no concelho de Estremoz, nos arredores da freguesia de Arcos, com uma capacidade de armazenamento de 1,5 milhões de litros de vinho.


A empresa lançou recentemente no mercado os vinhos “Visconde de Borba Reserva 2003” e “Visconde de Borba Rosé”, além de um vinho licoroso e uma aguardente velha.

Os produtores de vinho do Alentejo têm vindo a manifestar interesse no mercado chinês, ao abrigo de uma estratégia destinada a aumentar as exportações, que atingiram os dez por cento em 2005.
As adegas cooperativas de Redondo e Borba são outros dos produtores empenhados no aumento das exportações de vinho para mercados alternativos, como o chinês.
 
 
English