IVDP reforça promoção no Brasil
Portugal Global | 21-04-2011

Numa altura em que o Vinho do Porto atinge o melhor resultado desde há 60 anos e os vinhos com Denominação de Origem Douro alcançam a melhor performance de sempre nas exportações para o Brasil, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) entra em 2011, neste mercado, com a entronização de 35 personalidades brasileiras ilustres, pela Confraria do Vinho do Porto.

Seguem-se outras acções com Vinhos do Douro e Porto em S. Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília. 

A Chancelaria do Vinho do Porto vai entronizar individualidades ligadas ao sector empresarial, como Abílio Dinis (Grupo Pão de Açúcar), o Embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro, entre algumas personalidades de reconhecido mérito como Ruy Ohtake, renomado arquitecto e designer, entre jornalistas e especialistas ligados à gastronomia e os vinhos, com particular destaque para os chefes Alex Atala, cujo restaurante foi recentemente eleito como o 7º melhor do mundo, e Roberta Sudbrack, uma das mais prestigiadas do Brasil. A cerimónia terá lugar no dia 28 de Abril, no Iate Clube de Santos, seguindo-se um jantar cujo menu será totalmente harmonizado com vinhos da região duriense e criado pelo Chef José Avillez.

Esta acção será a primeira de um conjunto de acções que o IVDP promove no Brasil durante o ano de 2011. Uma grande prova com a presença de mais de 70 marcas, 35 importadoras brasileiras e mais 300 vinhos realiza-se em São Paulo, no dia 29 de Abril, no emblemático Hotel Unique. No dia 3 de Maio será a vez do prestigiado Hotel Pestana, na importante cidade de Curitiba, acolher mais uma das grandes provas organizadas pelo IVDP. Rio de Janeiro e Brasília, por seu turno, vão ser palco de mais duas grandes provas durante o mês de Junho.

 

Essas acções visam dar continuidade a um programa de investimentos em marketing do IVDP num dos mercados mais estratégicos para os seus vinhos. Estes serão apresentados para um selecto público de profissionais da área de enogastronomia, restaurantes, críticos e formadores de opinião.

 

O Brasil em números

 

Mais de 2,7 milhões de garrafas de vinhos com Denominação de Origem PORTO e DOURO foram exportados em 2010 para o Brasil. Um registo ímpar que confirma aquele país como um dos mercados estratégicos para o sector, que apresenta nos últimos anos um contínuo e sustentado crescimento. No caso do Vinho do Porto, como já foi referido, trata-se do melhor registo desde 1951 e pela primeira vez ultrapassa o volume de negócios de 5 milhões de euros. No tocante aos vinhos do Douro, o ano passado foi o melhor ano de sempre, aqui também com 1,2 milhões de garrafas e um volume de negócios superior a 3,6 milhões de euros.

 

Se no caso dos vinhos do Porto, o Brasil é o 11º mercado mundial, em relação aos vinhos do Douro este país ocupa a 3ª posição na comercialização global. O crescimento registado nos Vinho do Porto face a 2009, e apesar da crise internacional, foi de 30,1% em quantidade e 20,6% em volume de negócios, uma performance extremamente positiva já que nos últimos 5 anos mais do que duplicou. Quanto aos vinhos com DO Douro, o crescimento registado também é importante: 15,5% em facturação e 14,6 em quantidade. Também aqui o comportamento é idêntico ao Vinho do Porto, com a vendas a crescerem mais do dobro desde 2006.
 
 
English