A União das Adegas e Cooperativas do Dão (UDACA) lança sexta-feira o vinho "Dom Divino", que pretende ser uma das suas principais opções para mercados externos, na altura em que comemora 40 anos de vida.
Bruno Cardoso, do departamento de comunicação e marketing da UDACA, disse à agência Lusa que o "Dom Divino" será um "vinho de combate" para o mercado interno e também para o Brasil e os Estados Unidos da América, devido à sua "excelente relação qualidade/preço" (cerca de 1,60 euros).
O vinho, em versão tinto e branco, ambos colheita de 2004, apresenta-se como "uma das principais opções da UDACA para mercados externos, quer pela quantidade produzida quer pelo seu estilo jovem, suave frutado", acrescenta.
A UDACA produzir 100 mil garrafas de vinho tinto e 50 mil garrafas de vinho branco.
Segundo Bruno Cardoso, "o forte carácter dos vinhos do Dão, resultante da excelente combinação das castas criteriosamente seleccionadas da região está bem evidente neste vinho".
O tinto foi elaborado a partir das castas Touriga-Nacional, Tinta-Roriz e Jaen. Tem uma cor rubi e "um aroma a fruta madura muito elegante e singular", sendo ideal para acompanhar pratos de carne e queijos, explicou.
O branco, com "um aroma mais fresco", tem como base as castas Malvasia Fina, Encruzado, Cerceal Branco e Bical e deve ser servido com peixes, queijos e sobremesas, acrescentou.
A UDACA comercializa actualmente 13 vinhos, um espumante e uma aguardente.
A comemoração dos 40 anos da UDACA contará com a presença do ministro da Agricultura, Jaime Silva.
Será também inaugurado um "show-room" que apresenta uma nova imagem da UDACA, na sequência de uma "viragem para a modernidade e profissionalização" assumida há alguns anos.
Este será "um espaço aberto à cidade de Viseu e a todos aqueles que queiram conhecer e desfrutar do mundo dos vinhos". |