Durante a feira, de 3 a 6 de Março, um júri internacional vai eleger os dez melhores vinhos lançados em 2010.
No ano em que se comemora o bicentenário do nascimento de D. Antónia Adelaide Ferreira, a próxima Essência do Vinho - Porto permitirá provar vinhos do Porto de 1834, 1847 e 1863 que a famosa Ferreirinha também provou. Este é um dos principais atractivos da 8.ª edição do Essência do Vinho - Porto, que voltará a realizar-se no Palácio da Bolsa, entre os próximos dias 3 a 6 de Março, das 15h00 às 21h00 (domingo encerra às 20h00).
Ainda ao nível do vinho do Porto, haverá uma prova da marca Andresen que incluirá 14 colheitas de anos entre 1900 e 1997. Ontem, na apresentação do certame, que decorreu na nova sede da empresa Essência do Vinho, situada num edifício recuperado, na Rua de Mouzinho da Silveira, Nuno Pires, um dos responsáveis pelo Essência do Vinho, destacou os vinhos do Porto do século XIX e da casa Andresen, mas também os vinhos raros premium e super premium que estarão em prova.
A feira contará com a presença de 350 produtores, portugueses e estrangeiros, uma centena de especialistas e a entrega dos prémios "Os melhores do ano" da revista Wine - A Essência do Vinho, que distingue personalidades, vinhos e restaurantes que se distinguiram em 2010. Por seu turno, um júri internacional composto por jornalistas, críticos e especialistas irá eleger os dez melhores vinhos portugueses lançados em 2010 - oito tintos, um branco e um Porto.
Para além do vinho e da gastronomia, a Essência do Vinho continua a apostar noutras artes. Nesse sentido, os visitantes poderão apreciar uma instalação criada pelo designer de interiores Paulo Lobo, inspirada no vinho e na indústria vidreira da Marinha Grande.
Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, co-organizadora deste Essência do Vinho, destacou a vinda ao certame de 40 jor- nalistas estrangeiros e a repercussão que isso terá, a nível mundial, na notoriedade da cidade. "Este é o género de evento que pode fazer virar para o Porto os olhos de quem está lá fora", apreciou. Rui Moreira salientou também outro efeito da iniciativa: "Vai esgotar a capacidade hoteleira do Porto."
O Essência do Vinho conta com o apoio institucional da Câmara do Por- to e o vereador responsável pelo Turismo, Vladimiro Feliz, classificou o certame como um "acelerador da procura" turística da cidade que, co- mo acrescentou, cresce há 17 meses consecutivos. Para o autarca, o certame e a nova sede da Essência do Vinho são a prova de que o "empreendedorismo no Porto está vivo". Vladimiro Feliz elogiou ainda o facto de, nesta edição, 1,50 euros por cada entrada (desde 12 euros) reverter a favor da Associação Bagos d"Ouro que apoia crianças desfavorecidas no Alto Douro Vinhateiro. Já as incrições nas actividades paralelas custam entre cinco e 50 euros. |