Essência do Vinho reúne 350 produtores
Jornal de Notícias | 17-02-2011

A oitava edição da Essência do Vinho (EV), que se realiza entre 3 a 6 de Março, no Palácio da Bolsa, no Porto, vai apresentar "3.000 vinhos de 350 produtores portugueses e de outros países", anunciou ontem à Agência Lusa a organização.

A EV, este ano, conta com a presença de "150 'wine experts' e 60 críticos especializados", e do seu programa constam "50 acções paralelas", entre provas verticais e especiais, harmonizações de gastronomia e vinhos com chefes conceituados, "dicas simples para saber beber vinhos em cada ocasião e muito mais".

Esta é a "a principal experiência do vinho em Portugal", resumiu o director-executivo da Essência do Vinho.

Nuno Pires destaca, no programa, as múltiplas actividades previstas para os quatro dias deste evento, mencionando as "provas 'super premium' e 'premium'", que prevê que "rapidamente se esgotem dada a raridade dos vinhos em questão".

"Além disso, o evento mantém, e até reforça, a componente educativa e formativa para os apreciadores e curiosos por vinho, facilitando um contacto direto com especialistas portugueses e estrangeiros e facultando a possibilidade de prova de mais de 3.000 vinhos, de 350 produtores nacionais e de outras partes do mundo", sublinhou.

Um dos pontos altos da EV é, pelo sexto ano consecutivo, a eleição dos dez melhores vinhos portugueses, a partir de uma pré-seleção efectuada pelo painel de provas da revista Wine - A Essência do Vinho, entre aqueles que "obtiveram as melhores pontuações ao longo do último ano".

A selecção final cabe a um "júri internacional de jornalistas, críticos e especialistas em vinho" e terá lugar no Salão Árabe do Palácio da Bolsa.

O júri provará aí "cerca de 50 vinhos portugueses" e os vencedores (oito vinhos tintos, um vinho branco e um vinho do Porto) constituirão o "'top ten' dos vinhos Portugueses" da EV 2011, sendo conhecidos no dia 04.

Numa altura em que se celebram os 200 anos do nascimento de D. Antónia Adelaide Ferreira, a mítica Ferreirinha, o enólogo Luis Sottomayor conduz, também dia 04 e no Salão Árabe, uma prova de vinhos do Porto 'vintage' dos anos 1834, 1847 e 1863, no que será outro dos momentos altos do evento.

O português João Pires, o "único 'master sommelier' da Península Ibérica" e 'sommelier' executivo do novo restaurante Dinner, de Heston Blumenthal, em Londres, explicará e exemplificará "como deverá ser elaborada e gerida uma carta de vinho a copo em espaços da restauração".

"Durante os dias do evento temos já confirmadas visitas de jornalistas, escanções e importadores do norte da Europa, Brasil, Ásia, Estados Unidos e Canadá que conhecerão os protagonistas do vinho português e irão aferir a qualidade dos nossos vinhos", acrescenta Nuno Pires.

O director-executivo da EV revelou esperar bater o recorde de presença de visitantes estrangeiros, tantas têm sido, garantiu, as solicitações recebidas.
 
 
English