Americanos provam Vinho Verde
CVRVV | 04-02-2011

Principal consumidor dos Vinhos Verdes em 2010, o que se traduziu em mais oito milhões de euros em exportações, valor 34 por cento superior ao de 2009, o mercado americano vai estar bem representado na Região dos Vinhos Verdes de 5 a 10 de Fevereiro, com uma visita de jornalistas e compradores norte-americanos.

Divulgar as qualidades únicas dos Vinhos Verdes e dar a conhecer as práticas vitivinícolas que fazem jus ao mote da campanha «Vinho Verde. Não há outro assim» são alguns dos objectivos da iniciativa levada a cabo pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

A aposta feita pela CVRVV no mercado americano nos últimos anos resultou em mais de oito milhões de euros em exportações – cerca de quatro milhões de litros – em 2010, contra os seis milhões de euros – quase três milhões de litros – verificados no período homólogo de 2009, ou seja, entre Janeiro e Novembro.

O crescimento das exportações para os Estados Unidos, acima dos 34 por cento, contribuiu mesmo para os excelentes resultados das exportações de Vinho Verde obtidos em 2010, que apontam para valores totais recorde na ordem dos 34 milhões de euros, mais 20 por cento do que no ano que passou.

Com vista a consolidar a estratégia lançada em 2010, ano em que investiu 1,5 milhões de euros numa campanha promocional além-fronteiras, a CVRVV vai levar a cabo a primeira visita do ano de uma comitiva estrangeira à região, com a qual pretende abrir novas oportunidades de negócio naquele que é o principal mercado consumidor dos Vinhos Verdes.

A iniciativa destinada a importadores, especialistas e jornalistas americanos ligadas ao sector do vinho envolve provas e visitas a quintas e adegas, de Monção a Melgaço, passando por Guimarães, Barcelos, Amarante e Cabeceiras de Basto, assim como a passagem pela sede da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, já com mais de oito décadas de actividade.
 
 
English