Para além de ser já responsável pela certificação dos vinhos com Denominação de Origem Protegida (DOP) Dão, a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão foi também agora oficialmente reconhecida como entidade certificadora única dos vinhos de Indicação Geográfica Protegida (IGP) - vinho regional ?Terras do Dão?, assim como dos vinhos com Denominação de Origem ?Lafões?.
A portaria 37/2011, publicada em 14 de Janeiro último, no Diário da República, pelo Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, refere que a CVR Dão é designada “como entidade certificadora para exercer funções de controlo da produção e comércio e de certificação dos produtos vitivinícolas” com direito às denominações acima mencionadas.
“Com esta decisão cumpre-se um dos desígnios reivindicado nos últimos anos pela CVR Dão. Com os poderes agora conferidos à nossa instituição, acreditamos ser possível um aumento gradual qualitativo dos Vinhos do Dão e de Lafões, processo absolutamente decisivo para o reafirmar desta região”, acentua o Presidente da CVR Dão, Arlindo Cunha. |