Novo site e visitas de"chefs inovadores" nos EUA
I online | 27-01-2011

Os Estados Unidos são dos mercados onde mais crescem as vendas de vinho português e a ViniPortugal quer manter o forte ritmo chegando ao consumidor através de um novo site visitas de "chefs" portugueses para mostrar gastronomia inovadora.

Sónia Fernandes, gestora da ViniPortugal para o mercado norte-americano, disse à Lusa que os vinhos portugueses já são suficientemente conhecidos e apreciados pelos profissionais do mercado, mas que os distribuidores se debatem com dificuldades em comunicar com o consumidor final.

"Falta esse movimento de o consumidor pedir, comprar vinho português na loja, no restaurante, é isso que queremos atrair. O consumidor e também o jovem, aquele que está aberto a experimentar novos vinhos, novos países, novas castas", disse a responsável da entidade promotora dos vinhos portugueses.

Sónia Fernandes falou à margem de um encontro dos principais importadores de marcas portuguesas nos Estados Unidos, na delegação do AICEP, em Nova Iorque, em que alguns destes profissionais relataram a dificuldade em convencer os retalhistas, muitas vezes donos de restaurantes, de que os clientes vão pedir vinho português.

A raiz do problema estará no desconhecimento em relação ao país e na falta de ações de divulgação da cultura, incluindo a gastronomia, referiram.

Sónia Fernandes reconheceu que "há uma necessidade maior de trabalhar" os vinhos em articulação com a gastronomia e o turismo e indicou que uma das ações planeadas para 2011 é trazer "chefs" portugueses a cidades norte-americanas, para mostrarem cozinha "inovadora".

"Queremos mostrar que Portugal é um país moderno, é um país inovador e cheio de energia", afirmou.

Pretende-se mostrar uma gastronomia lusa "aliada à internacional", abrindo a possibilidade de "casar" os vinhos com sabores de outros países.

Para suprir a falta de informação de consumidores e profissionais do setor sobre Portugal, os seus vinhos, a gastronomia e o turismo, está previsto para o segundo semestre de 2011 o lançamento de um site específico para o mercado norte-americano.

"Queremos ter um instrumento que comunique com o consumidor e o `trade´. Ver o que se faz, como se faz, promover o interesse do consumidor em visitar Portugal, os vinhos e gastronomia, um instrumento disponível para o público", afirmou Sónia Fernandes.

Já fechada está uma campanha publicitária com a revista especializada Wine Spectator, que deverá ser alargada a outros "media".

Outra novidade este ano serão apoios diretos aos importadores para promoção, no valor máximo de cerca de 750 dólares por cada evento.

Ao todo, a ViniPortugal conta gastar cerca de 1,2 milhões de euros em eventos e promoções junto dos profissionais e consumidores, ao que acresce a publicitação da marca "Wines of Portugal".

Até ao final do primeiro semestre, as vendas para os Estados Unidos cresceram cerca de 32 por cento em valor, a maior subida fora da Europa.

Porque no segundo semestre é habitual uma aceleração, a subida terá ficado seguramente acima de um terço e poderá mesmo ter chegado a 40 por cento, afirmou Sónia Fernandes, que aguarda a divulgação dos dados finais das exportações.
 
 
English