Rolhas de cortiça em debate nos EUA
Diário Económico | 20-06-2006

A APCOR vai organizar um seminário nos Estados Unidos para dar a conhecer os últimos resultados dos estudos que a indústria tem desenvolvido na área dos vedantes.

“A Closer Look at Cork Closures” é o mote do seminário técnico sobre cortiça que decorre no dia 23 de Junho, no Culinary Institute of America, em Napa Valley, Estados Unidos. O seminário destina-se, essencialmente, à indústria vinícola local e conta com a participação de um conjunto alargado de investigadores, locais e internacionais, que darão a conhecer os últimos resultados dos estudos que têm desenvolvido na área de vedantes.

A destacar Alan Limmer, um investigador neo-zelandês, que tem feito grandes avanços na pesquisa da permeabilidade de vedantes e efeitos redutores no vinho, Paulo Lopes que lançou recentemente um artigo científico sobre a permeabilidade do oxigénio nos vedantes para vinho e, ainda, duas apresentações de representantes do laboratório ETS, um centro de investigação nos EUA, que vão dar a conhecer um estudo sobre os verdadeiros defeitos do vinho rejeitados pelos provadores do Culinary Institute of América.

Alan Limmer, investigador e produtor de vinho, é reconhecido nos Estados Unidos pelo seu artigo exploratório sobre o impacto da capacidade da cortiça na permeabilidade do oxigénio, a micro-oxigenação, o que diminui os efeitos de redução no vinho e origina o aparecimento de sulfidos no pós-engarrafamento. Por sua vez, Paulo Lopes, juntamente com os investigadores Cédric Saucier e Yves Glories, publicaram o ano passado um artigo cientifico no Journal of Agriculture and Food Chemistry e que descreve a sua investigação sobre os níveis de difusão do oxigénio nos vários vedantes para vinho.  

O evento conta a inscrição de 100 pessoas e pretende esclarecer os participantes sobre os últimos avanços na área de investigação sobre vedantes para vinho.
A organização deste seminário está a cargo da Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor) e do seu parceiro nos EUA, o Cork Quality Council, que se fará representar por um membro do grupo, Peter Weber. Esta é mais uma das iniciativas promovidas no âmbito da Campanha Internacional da Cortiça, projecto que conta com a parceria do Icep Portugal, e que para além dos Estados Unidos, se estende, também, ao Reino Unido e Austrália, e num segundo nível a França e Alemanha.

Registe-se, ainda, que a Apcor lançou recentemente um estudo que, após a sua conclusão prevista para 2007, irá dar mais alguns passos nos trabalhos apresentados, uma vez que permitirá entender a interacção entre a rolha de cortiça e o vinho na evolução do vinho em garrafa e a identificação de factores de valorização do vinho através do engarrafamento com rolha de cortiça. Um trabalho que surge na sequência da investigação realizada internacionalmente no âmbito da micro-oxigenação e das metodologias de determinação da difusão do oxigénio através das rolhas no vinho em garrafa. O oxigénio é um dos mais importantes factores na determinação do potencial de envelhecimento do vinho em garrafa e esta é uma das grandes áreas que merece o actual interesse da indústria vinícola mundial e que tem sido alvo de investigação pelas mais reputadas instituições ligadas ao vinho, como são exemplo a Universidade de Bordéus e o Australian Wine Research Institute.
 
 
English