O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) vai investir 2,7 milhões de euros em 2011 em ações de promoção dos vinhos, para aplicar em mercados que vão desde o Brasil ao Canadá e à China.
O presidente do IVDP, Luciano Vilhena Pereira, disse hoje à Agência Lusa que a aposta continua a ser a promoção dos vinhos do Douro e Porto no exterior e, em Portugal, no território a sul do Mondego.
O responsável referiu que o instituto público repete em 2011 iniciativas dirigidas aos públicos do centro e sul do país, áreas onde se verifica um menor conhecimento e consumo de vinho do Porto.
"É nossa intenção aumentar o grau de conhecimento do vinho do Porto. Ensinar a história, a forma como se bebe, como se aprecia e combina com os diversos tipos de comida", salientou.
O objetivo é ainda diversificar os momentos de consumo, pois, segundo explicou, o vinho do Porto possui uma "multiplicidade de características e de produtos diferenciados que se adequam a muitos momentos de consumo, dos mais solenes aos mais descontraídos, a climas mais quentes ou mais frios".
"Há toda uma proposta que podemos fazer ensinando a utilizar os diversos tipos de vinho do Porto aos diversos momentos em que ele pode ser consumido", sublinhou.
O IVDP vai apostar na participação em feiras, provas e festivais de cinema em países como França, Reino Unido, Estados Unidos da América (EUA), Canadá, Brasil, Espanha e China.
O instituto participou em 2010, pela primeira, na participação na Vinexpo de Hong Kong.
"Penso que na China ainda há tudo para explorar. Estamos a começar agora", salientou. |