Uma dezena de jornalistas e importadores do Canadá visitou durante três dias o Dão, tendo tido a oportunidade de contactar directamente com diversos agentes económicos da Região e provar diferentes vinhos.
A visita enquadrou-se no âmbito da medida da Organização Comum de Mercado (OCM) dos Vinhos – Promoção de Vinhos Portugueses em Mercados de Países Terceiros, um projecto estratégico de promoção externa dos vinhos nacionais, ao qual a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão se candidatou.
"Uma das melhores formas de darmos a conhecer a qualidade e valorizarmos o negócio dos Vinhos do Dão passa por trazer à região influentes jornalistas e importadores internacionais. É fundamental que os Vinhos do Dão, que têm sido recentemente elogiados por líderes de opinião dos quatro cantos do mundo, ganhem nichos de mercado que contribuam para um aumento de visibilidade externa e, sobretudo, se traduzam num acréscimo de vendas. A região tem de se abrir ao mundo para se tornar mais competitiva e assertiva num mercado tão concorrencial e global como é o do sector do vinho", refere Arlindo Cunha, Presidente da CVR do Dão.
De salientar que o mercado do Canadá reveste uma importância considerável para os vinhos portugueses, representando cerca de 6% do valor das nossas exportações e caracterizando-se por um nível de preços relativamente elevado.
Entre os passados dias 10 e 13 de Novembro, a comitiva de jornalistas e importadores canadianos conheceu a Casa da Ínsua, Casa de Mouraz, Dão Sul (Global Wines), FTP Vinhos, Quinta do Cerrado, Quinta de Lemos, Quinta da Nespereira, Quinta do Perdigão e ainda a aldeia turística de Póvoa-Dão. |