Dia do Enoturismo: Celebrar com vinhos e património
Expresso | 11-11-2010

A versatilidade e o carácter do vinho estão em destaque nas celebrações do Dia Europeu do Enoturismo que se comemora dia 14.

A data foi instituída em 2009 pela Rede Europeia das Cidades do Vinho e acontece no segundo domingo deste mês. O néctar e as suas múltiplas qualidades mostram-se um pouco por todo o país com actividades diversificadas. O escape.pt deixa-lhe algumas sugestões.

Palmela dedica semana ao Moscatel


Semana Gastronómica, mostra de doçaria e livro de receitas promovem o Moscatel desta região vinícola. O programa comemorativo, que se prolonga entre 8 e 14 de Novembro, destaca a utilização do Moscatel na culinária, adicionando doçura e imaginação a pratos requintados e sobremesas surpreendentes, no âmbito da Semana Gastronómica do Moscatel (reservas através da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/ Costa Azul, pelo telefone 212334398 ou pelo e-mail  info@rotavinhospsetubal.com.

Dia 14, na Casa-Mãe da Rota de Vinhos, é lançado o livro “Doçaria com Moscatel”, que reúne as receitas apresentadas, em 2009, no âmbito do Concurso de Doçaria com Moscatel. Muitas das iguarias descritas na publicação estarão disponíveis na Mostra de Doçaria com Moscatel, a decorrer na Igreja de S. João durante os dias 13 e 14 de Novembro, entre as 10 e as 19 horas. Visitas a adegas com prova de produtos regionais e cursos de iniciação à prova de vinhos completam o programa das comemorações do Dia Europeu do Enoturismo em Palmela.

Cartuxa celebra com provas de vinho

No âmbito da celebração do Dia Europeu do Enoturismo, o Enoturismo da Cartuxa abre portas gratuitamente para visitas agendadas para as 10h15, 11h45, 15h15 e 16h45. A comemoração pretende dar a conhecer as adegas, os produtos e a cultura vínica das diversas regiões.

Ainda antes, a Adega Cartuxa preparou um programa especial para o dia 11 que consiste na visita, também gratuita, ao Enoturismo Cartuxa. As portas da Adega estarão abertas para celebrar o magusto, com prova de dois vinhos – um branco e um tinto – e castanhas assadas na hora. A primeira visita terá início às 10h, seguida das 11h30, 14h30, 16h e a última às 17h30. Haverá autocarros de 9 lugares, com partida da Praça do Giraldo às 9h50, 11h20 e 14h20 para a Adega Cartuxa e regresso.

Ourém assinala data com encontro


Desenvolver a cultura e tradição da terra ligadas à identidade do vinho de a todos os produtos locais que, cada vez mais, são símbolos da qualidade de vida e embaixadores de cada região é o objectivo da sessão “Enoturismo e Museus do Vinho”, conduzida por Luísa Romão do Instituto da Vinha e do Vinho. Este evento assinala, em Ourém, o Dia Europeu do Enoturismo, que se celebra pelas 15h00, na Ucharia do Conde – Centro Histórico de Ourém.

Vidigueira divulga vinhos da região


Na Vidigueira, as comemorações do Dia Europeu do Enoturismo focam actividades direccionadas para a divulgação do concelho e dos seus vinhos. Formações de iniciação à prova organoléptica de vinhos, visitas a adegas, com provas e almoços regionais, noite enogastronómica e um atelier de cozinha com vinho são alguns dos eventos preparados para os dias 13 e 14 de Novembro nesta localidade alentejana.

Mealhada: Produtores apresentam novos vinhos


Oito produtores do concelho da Mealhada apresentam os seus novos néctares numa mostra de vinho que celebra o Dia Europeu do Enoturismo e que decorre nos dias 14 e 15. O evento prevê duas sessões de apresentação dos vinhos dos produtores do concelho que integram o projecto "4 Maravilhas da Mesa da Mealhada". A primeira, a decorrer no dia 14 de Novembro, das 15H00 às 19H00, é dirigida ao público em geral. O objectivo da iniciativa é dar a conhecer os vinhos brancos, tintos e espumantes que são produzidos no Município da Mealhada e têm o selo de garantia "4 Maravilhas da Mesa da Mealhada".

Santarém promove prova de vinhos e produtos tradicionais


Em Santarém, o convite para as celebrações passam pelo centro histórico da cidade. A Casa de Pedro Álvares Cabral, conhecida também por Casa do Brasil, acolhe uma sessão de degustação de alguns dos sabores típicos do Ribatejo. Situada mesmo no centro da cidade, permite uma visita posterior por alguns dos 'ex-libris' da capital do Gótico, como a Igreja da Graça e as portas do Sol.


Alhandra aposta em provas de vinhos e visitas orientadas


A Quinta das Hortênsias, situada no alto das Lezírias e do Rio Tejo está aberta a visitas no próximo dia 14. Aqui poderá conhecer a história do local, a sua relação com a água e ainda levar a cabo uma Prova de Vinhos desta quinta, produtora de Vila Franca de Xira. 
 
 
English