Pelo 11º ano consecutivo, a ?Revista de Vinhos? vai organizar, entre 5 e 8 de Novembro, (este fim-de-semana) no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, o Encontro com o Vinho e Sabores (EVS), considerada a maior prova de vinhos e sabores dirigida ao grande público.
Trata-se de uma prova na qual mais de 350 produtores de vinhos, queijos, presuntos, enchidos e azeites, seleccionados pela “Revista de Vinhos”, apresentam os seus produtos aos consumidores e público interessado. Tal como nas edições anteriores, os melhores vinhos e algumas das delicatessens de países estrangeiros disponíveis no mercado português serão também objecto de livre degustação por todos os participantes.
Aberto ao público durante o fim-de-semana, o Encontro com o Vinho e Sabores tem o dia 8, segunda-feira, exclusivamente dedicado a profissionais: donos de restaurantes, retalhistas, profissionais do sector que aproveitam para provar e avaliar muitas das aquisições a fazer durante o próximo ano.
Com a actual situação de crise bem presente, o sector do vinho acaba por se revelar como um dos pólos mais dinâmicos da nossa economia, conseguindo um crescimento nas exportações que tem vindo a consolidar-se.
Críticos como o norte-americano Joshua Green, os ingleses Sarah Ahmed e Tom Cannavan, convidados pela ViniPortugal, respectivamente, autores da selecção dos 50 melhores vinhos portugueses no ano 2010 e 2011, já confirmaram a sua presença no EVS. A entrada custa 10 euros e permite provar os vinhos dos vários stands.
Provas comentadas e demonstrações dos chefes
Além da exposição de mais de 1500 vinhos e iguarias em livre degustação, a organização montou um programa de pequenos seminários com provas de vinhos orientados pelos seus criadores ou pelos críticos da “Revista de Vinhos” e também com os chefes de cozinha presentes. Para estas provas especiais, que custam 30 euros cada, é obrigatória a inscrição prévia.
Na sexta-feira, o funcionamento é entre as 18h00 e as 22h00, e no sábado e domingo, entre as 14h00 e as 20h00. |