Melhores Vinhos do Sul galardoados na VINIPAX
Lusa | 24-10-2010

A Federação Internacional de Jornalistas e Escritores de Vinho (FIJEV) em parceria com a VINIPAX, o maior certame de Vinhos do Sul de Portugal anunciou o Melhor Vinho do Sul nas categorias de Branco e Tinto.

O DOC alentejano Quinta do Quetzal Reserva 2009 arrecadou o prémio de Melhor Vinho Branco do Sul. Na categoria de Vinhos Tintos o galardão foi atribuído ao regional alentejano Herdade de S. Miguel Reserva 2007, da Casa Agrícola Alexandre Relvas. A IV VINIPAX encerra hoje, domingo, as portas depois de três dias de certame no Parque de Feiras e Exposições de Beja.

Na terceira edição do Concurso Melhor Vinho do Sul FIJEV/VINIPAX o júri foi composto por 11 jornalistas e escritores nacionais e internacionais, sob a presidência de Aníbal Coutinho, Director Técnico da VINIPAX. A prova cega dos vinhos a concurso foi feita no âmbito da VINIPAX, onde 79 produtores das quatro regiões vitivinícolas, Tejo, Península de Setúbal, Alentejo e Algarve, dão a conhecer os melhores néctares do sul de Portugal. Coube a Hervé Lalau, crítico Belga e secretário-geral da FIJEV, entregar os diplomas aos produtores vencedores numa cerimónia de atribuição dos Prémios do Concurso, no auditório do Parque de Feiras e Exposições de Beja, a par dos certames VINIPAX, OLIVIPAX e o Beja Gourmet.

Mereceram ainda referência os vinhos brancos JM Joaquim Madeira 2009 da Casa Agrícola Santana Ramalho e Reserva do Comendador 2009 da Adega Mayor. Entre os vinhos tintos as notas superiores estenderam-se aos alentejanos Inevitável 2007 da Casa de Santa Vitória; Marias da Malhadinha 2007 da Herdade da Malhadinha; J 2007 de José Maria da Fonseca e Cortes de Cima - Homenagem a H. C. Andersen 2008 de Cortes de Cima. Na Península de Setúbal destacaram-se ainda os tintos Palácio da Bacalhôa 2007 de Bacalhôa Vinhos de Portugal e Casa Ermelinda Freitas - Trincadeira 2008. No Tejo a referência foi para Vale d'Algares Selection 2008 do produtor Quatro Âncoras - Vale d'Algares.

Segundo Aníbal Coutinho, Director Técnico da VINIPAX "Este concurso pretende potenciar a promoção dos vinhos do sul de Portugal quer no mercado doméstico como no mercado externo, através de críticos e jornalistas dos mais diversos países." Segundo a organização estão presentes no certame jornalistas do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Suécia, Irlanda e Lituânia. Da Alemanha e Áustria veio também uma importante representação de compradores e escanções.
 
 
English