Cento e quarenta viticultores do Douro participam, até ao final do ano, num projecto de formação para tornar a região mais moderna e rentável, anunciou hoje a entidade formadora responsável pelo projecto.
De acordo com Jorge Pereira, da Formadora Zona Verde, o projecto, denominado Potenciar V, é apoiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), ao abrigo do Programa Operacional para a Região Norte.
A formação utilizará, de acordo com o responsável, metodologias "inovadoras", estruturadas de modo a responder às exigências actuais da viticultura da região do Douro, ao nível da formação dos seus recursos humanos.
Estão previstas 4.812 horas de formação, das quais 4.112 de treino, em áreas temáticas de produção integrada da vinha, aplicação de produtos fitofarmacêuticos na vinha, instalação e mecanização da vinha, intervenções em verde, enologia, entre outras.
O curso de princípios e práticas de vitivinicultura é "essencial para o viticultor que sente necessidade de se modernizar", exemplificou o responsável, referindo que este módulo terá uma formação "essencialmente prática e com acompanhamento individual de cada formando no seu local de trabalho".
"A aposta na formação é uma aposta ganha", frisou Jorge Pereira, referindo que algumas das principais quintas do Douro já aderiram a este projecto, que tem ainda como parceiro a Associação para a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. |