A Adega Cooperativa de Portalegre prevê que a produção de vinho tenha este ano um aumento de 13 por cento face à campanha de 2009, disse hoje fonte da empresa.
A mesma fonte indicou que a estimativa foi feita após cerca de quatro semanas de vindima, com especial referência para a uva branca, o que para a adega é "bastante positivo" no seu posicionamento no mercado, atendendo ao crescimento do volume de produção dos vinhos brancos.
As previsões da adega de Portalegre, com mais de 230 cooperantes, apontam para uma colheita de "boa qualidade" e também um "aumento do volume de vinho", apesar de alguma prudência devido ao desenvolvimento das condições climatéricas até ao final da vindima.
Esta previsão, segundo a empresa, reflete um aumento na entrada de uva na adega durante as quatro semanas de vindima face à campanha anterior, no mesmo período.
No entanto, a previsão está condicionada pelas condições climáticas, podendo os valores finais sofrer ajustamentos.
Para a diretora executiva da Adega Cooperativa de Portalegre, Maria Fernanda Dias, "as previsões de colheita são um importante instrumento na gestão da campanha vitivinícola e das perspetivas de mercado".
Maria Fernanda Dias adiantou que estas previsões contaram com o "importante apoio e colaboração de diversos intervenientes", sobretudo dos técnicos de campo da empresa, que ao longo dos últimos meses, têm acompanhado as vinhas dos cooperantes, "estimulando para a realização de procedimentos corretos nas vinhas e promovendo a produção de qualidade".
"Como sempre, assumimos que o vinho se faz na vinha, mas não menosprezamos o importante contributo do enólogo, para obtermos um vinho de qualidade", salientou.
As estimativas de produção indicadas pela Adega Cooperativa de Portalegre, no mercado há 55 anos, contam também com a colaboração de outras entidades responsáveis pelo setor.
No final de agosto, com as vindimas já a decorrer no Alentejo, algumas das mais emblemáticas adegas cooperativas da região perspetivavam para este ano um aumento da produção e também da qualidade dos vinhos, pois, a uva, reunia, à partida, o "grau ideal". |