A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), sediada em Anadia, anunciou hoje que prevê uma "excelente" vindima para os vinhos da presente campanha, com uma produção superior à do último ano.
Em declarações à Lusa, José Corte-Real, secretário-geral da CVB disse que, a manterem-se as actuais condições climatéricas, a produção da Região Demarcada da Bairrada deverá atingir a média dos últimos dez anos, que ronda os 350 mil hectolitros de vinho.
"Nos últimos anos as colheitas da Bairrada têm ficado abaixo da média", lembrou o responsável, adiantando que esta situação se fica a dever designadamente aos vinhos brancos.
"A região não tem sido autossuficiente nos vinhos brancos, mas este ano contamos com uma produção de cerca 15 a 20 por cento superior à do ano passado", referiu José Corte-Real.
A CVB espera também uma boa vindima em termos qualitativos, apesar do calor "excessivo" no mês de Agosto, que prejudicou um pouco o processo de maturação.
"Felizmente, houve uma ligeira chuva e umas noites frescas e as vinhas recuperaram e estão numa forma excelente com um estado sanitário muitíssimo bom e com uma maturação equilibrada", adiantou o responsável, salientando que se esperam "brancos e espumantes frutados e muito frescos e vinhos tintos encorpados e elegantes".
Nesta altura, está a decorrer a vindima dos brancos, devendo esta fase estar concluída até quarta feira, a que se seguirá a colheita das uvas para os vinhos tintos, que deverá ficar concluída no fim do mês.
Entretanto, já terminou a colheita das castas mais temporãs, como o Pinot Noir e o Chardonnay, e estão também já na adega a maior parte das uvas destinadas à produção de espumantes. |