Sinais de retoma chegam às empresas de Vinho do Porto
Económico | 30-08-2010

As exportações cresceram 10% no primeiro semestre. Mas a recuperação pode ser frágil.

É incontornável: os 100 pontos que a ‘Wine Spectator' atribuiu em Maio ao Dow's Porto Vintage 2007 - produzido pelo grupo Symington - deram um novo fôlego internacional ao Vinho do Porto, sector que garante 85% das suas vendas nos mercados internacionais.

Só no primeiro semestre deste ano, as exportações já aumentaram 10%, impulsionadas por crescimentos em países como os Estados Unidos, o Reino Unido e a Holanda. Embora mais modesto, o mercado doméstico também contribuiu para que a comercialização total de Vinho do Porto ultrapassasse os 146 milhões, mais 12% que no primeiro semestre de 2009.

Apesar dos bons indicadores, Paul Symington, presidente da Symington - a maior produtora e engarrafadora de Vinho do Porto no país - é cauteloso. O ano "começou bem, com os nossos clientes a reporem ‘stocks' após o pior da turbulência de 2009", diz.

Mas "esta recuperação é frágil e persiste a preocupação de que seja mais fraca do que se previa", avalia. Afinal, o sector do Vinho do Porto está marcado por uma "tendência de longo prazo que mostra um lento declínio desde 2000 em alguns dos principais mercados", salienta Paul Symington, cuja empresa explora 950 hectares de vinha no Douro.
 
 
English