O Moscatel de Setúbal da adega Venâncio da Costa Lima conquistou um lugar entre os dez melhores moscatéis do mundo, no concurso Muscats du Monde, que avaliou 206 vinhos elaborados exclusivamente com a casta Moscatel.
A adega, sediada na Quinta do Anjo, em Palmela, é uma empresa familiar que tem sido gerida por várias gerações e que apostou recentemente na participação em concursos. "Apostámos num crescimento sustentado e escolhemos os concursos em que queremos apresentar os nossos vinhos", explica a enóloga Joana Vida adiantando que "em todos os concursos que participámos fomos premiados".
Este ano, para além da medalha de ouro conquistada com o Moscatel de Setúbal DOC, a casa Venâncio Costa Lima já tinha conquistado a medalha de prata no Challenge International du Vin com o Moscatel Reserva de 2003, vinho premiado com o grau prestígio no Concurso Nacional de Vinhos.
O representante português premiado é um "vinho jovem, sem estágio", conforme explicou ao PÚBLICO Joana Vida, enóloga da Casa Venâncio Costa Lima, que acredita que foram essas características que cativaram o júri, uma vez que este vinho "mostra os aromas da casta jovem, é mais frutado e muito intenso de nariz", o que o transforma num moscatel "muito genuíno". Caracterizado por um sabor em que predomina a flor de laranjeira e o mel, "é um vinho muito equilibrado" ao paladar. |