O turista vai ao Douro e fotografa, filma? depois selecciona, cria e concorre. Assim se espera alimentar o douromedia2010 ? concurso internacional de promoção da região. Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés, faz o primeiro disparo no dia 15 de Julho.
O guitarrista apadrinha o lançamento da iniciativa às zero horas desse dia, a próxima quinta-feira, mas será à luz do Sol que captará as primeiras fotos, durante um passeio de barco, daquilo que mais o marcar na região que é património mundial. O “padrinho” oficial do douromedia2010 deverá ser acompanhado por outros músicos do panorama nacional, mas a organização preferiu não os divulgar já.
Dão a cara pelo projecto Hugo Paredes, Benjamim Fonseca e Miguel Cadeias (na foto), bem como Raul Morais, embora o douromedia2010 faça parte de um desígnio mais abrangente chamado “Portal Douro Region”, agregador de toda a informação sobre a região, e que será apresentado em breve. Hugo Paredes fala dele como “uma porta de entrada no Douro”, mas não se alarga em descrições, que reserva para as entidades que superintendem a estratégia da promoção da região.
Para já, o douromedia2010 “pretende que as pessoas criem conteúdos que ajudem a divulgar a região”, adianta Hugo Paredes, que espera cativar os turistas para “contarem as suas experiências, porque cada um pode viver o Douro à sua maneira”. O responsável acredita que o projecto também contribuirá para divulgar recantos do Douro mais escondidos aos olhares projectados desde os barcos no rio ou dos carros na estrada. Ou seja, os “passeios de cajado”, tal como os definiu.
O concurso apela à criatividade dos participantes e assenta em quatro pilares: Vinhos e sabores, património e cultura, turismo e paisagem. Divide-se em dois prémios, o me@douro que vai atribuir 2500 euros ao melhor trabalho multimédia. Pode ser entregue em CD interactivo, animação, curta-metragem, jogos, entre outros. O mir@douro, no valor de 1000 euros, vai premiar a melhor fotografia sobre o território. Os trabalhos têm de ser entregues entre 15 de Julho e 15 de Outubro. Mais informações na Internet em www.douromedia2010.com. |