Mais de 700 candidatos ao melhor do país
CNVE | 07-05-2010

De 11 a 14 de Maio 250 personalidades ligadas ao sector vitivinícola, nomeadamente Master Sommeliers, Sommeliers, jornalistas internacionais, brokers e enólogos vão-se reunir no Centro Nacional de Exposições, em Santarém para apurar os vencedores dos prémios prestígio, medalhas de ouro e prata entre os mais de 700 candidatos do Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2010.

Mais de 700 vinhos engarrafados nacionais vão ser avaliados de 11 a 14 de Maio, no Centro Nacional de Exposições, por mais de 250 personalidades do sector vitivinícola, no âmbito do Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2010 (CNVE).

Os vencedores dos prémios prestígio, medalhas de ouro e prata eleitos pelo júri encabeçado por Nuno Cancela de Abreu, Sandra Tavares da Silva, Anselmo Mendes, João Melícias, David Baverstock, Jaime Quendera, Óscar Gato, António Ventura, Manuel Vieira, Osvaldo Amado, Raul Riba D’Ave, António Luís Cerdeira, José Manuel Sousa Soares, Bento do Amaral, Vasco Penha Garcia, José António Fonseca, Cristiano van Zeller, Dirk Niepoort, Luís Pato, Manuel Lobo de Vasconcellos e Américo Pereira, serão posteriormente conhecidos numa cerimónia que contará com os produtores a concurso, Mário Louro, Director do CNVE2010, João Pires, Consultor Técnico do Concurso e único Master Sommelier Ibérico, entre muitas outras personalidades ligadas ao sector.

Na edição deste ano do Concurso, a organização decidiu que a atribuição das medalhas de prata e ouro será entregue a partir dos 80 pontos e que será necessário alcançar 94 pontos do júri para obter o prémio prestígio, não ultrapassando os vencedores um máximo de 25% da totalidade dos vinhos em prova. Este ano vai ainda ser atribuído um prémio ao melhor vinho em concurso, que se denominará prémio IVV (Instituto da Vinha e do Vinho).

Em 2009, foram premiados 104 vinhos de todas as Denominações de Origem, tendo sido a categoria Prestigio atribuída a 7 vinhos, Ouro a 19, e Prata a 78.
 
 
English